SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Lideranças da indústria brasileira discutem medidas para retomar o crescimento no ENAI

Durante o evento, entidades divulgaram a Carta da Indústria, documento que destaca principais problemas e propostas para a superação da crise

clique para ampliarComitiva da Fiep, liderada pelo presidente da entidade Edson Campagnolo, marcou presença no ENAI 2015 (Foto: Agência Fiep)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou o 10º Encontro Nacional da Indústria, em Brasília, nos dias 11 e 12 de novembro. O objetivo do ENAI foi discutir a crise econômica brasileira e os entraves ao aumento da competitividade. Durante os dois dias, os representantes da indústria debateram com ministros, parlamentares, empresários e especialistas o tema “Brasil: ajustes e correções de rota”.

Um dos palestrantes mais aguardados foi o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O encerramento foi feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que proferiu palestra magna sobre a economia global pós-crise.

Em tom mais otimista ao que o empresariado brasileiro está acostumado a ouvir em relação ao país, Clinton disse que preferiria estar na situação do Brasil que na de muitos países do mundo. Segundo ele, apesar da gravidade da crise, o cenário doméstico é mais favorável que o de países que, por exemplo, enfrentam elevadas taxas de desemprego na população jovem, como a Grécia, ou atravessam uma guerra civil e a ameaça de um estado terrorista, como a Síria.

Carta da Indústria

O Brasil atravessa um dos momentos mais complexos de sua história. "É um momento que exige correção de rotas, sentido de urgência e enfrentamento de questões econômicas, políticas e institucionais que são obstáculos ao desenvolvimento pleno do país", diz Carta da Indústria, divulgada durante o 10º ENAI.

Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, que liderou uma comitiva de industriais paranaenses que participaram do evento, essa correção de rota é urgente. “O grande desafio é sensibilizar governo e Congresso Nacional para que adotem, de fato, uma agenda de reformas pensando no desenvolvimento do país em longo prazo”, afirma.

A Carta da Indústria identifica os principais problemas e contém propostas para a superação da crise. O documento aponta as ações indispensáveis para o país voltar a crescer. Na visão dos industriais, os compromissos fundamentais são:

•    Ajuste macroeconômico - A estabilidade e a previsibilidade são fundamentais para o crescimento. É essencial garantir as condições para o equilíbrio das contas públicas e o controle da inflação. Mas esse ajuste tem de ser alcançado com uma agenda crível e com uma trajetória que gere confiança nos agentes sobre a sua sustentabilidade e eficácia.

•    Sustar iniciativas fiscais desequilibradoras - É fundamental sustar iniciativas que agravam o quadro fiscal de longo prazo, aumentam custos para as empresas, deterioram as condições de competitividade e geram incertezas sobre o futuro.

•    Qualidade do ajuste fiscal - O problema fiscal brasileiro deve ser enfrentado de forma estrutural. As fontes de pressão sobre o gasto público precisam ser combatidas na origem. Regras automáticas de expansão das despesas e a falta de atenção às mudanças demográficas precisam ser revistas. Ao não enfrentar as fontes de pressão, criam-se as condições para ajustes provisórios e de baixa qualidade que penalizam investimentos e elevam a  ineficiência do Estado. E mais grave: antecipam a necessidade de ajustes que amplificam a insegurança sobre o futuro. 

•    Carga tributária - É inaceitável o aumento da carga tributária, seja pela criação de novos tributos ou pela elevação das alíquotas dos existentes. O aumento de recursos precisa vir da racionalização das despesas e do crescimento da economia. 

•    Simplificação radical do ambiente de negócios e melhoria da qualidade regulatória – É necessária a mudança de percepção dos produtores e investidores sobre a qualidade do ambiente de negócios no Brasil - notadamente nas áreas tributária e de relações do trabalho - e que se destravem os obstáculos regulatórios que inibem as decisões de investimentos de vários setores da economia brasileira. 

•    Foco nas exportações - Garantir foco nas exportações por meio de iniciativas que promovam a desburocratização, facilitação do comércio, abertura de mercados e mudança de preços relativos que tornem atraente a atividade exportadora.

•    Infraestrutura - É a grande oportunidade para a economia brasileira. As mudanças mais expressivas dos marcos regulatórios foram feitas. O fundamental é atuar para que as condições de atração do investimento sejam realistas, rentáveis e seguras. A qualificação e independência das agências reguladoras é uma condição importante para aumentar a segurança jurídica dos investidores.

•    Produtividade e inovação. O desenho das políticas e as iniciativas empresariais devem privilegiar a produtividade e a inovação. É importante que o ajuste macroeconômico não desative instrumentos e ativos que não podem sofrer interrupções, a exemplo das atividades de Pesquisa & Desenvolvimento.

Leia a Carta da Indústria na integra, no site.

Sindicatos

A inovação e a tecnologia da informação e suas relações com os sindicatos foram debatidas durante o 10º ENAI. Para o palestrante Silvio Meira, professor associado da Fundação Getúlio Vargas Rio (FGV), a internet digitalizou os negócios e as pessoas e afeta as formas de articulação sindical.

Além das transformações tecnológicas, os sindicatos também têm o desafio de inovar no modelo de gestão e atuação junto às bases. Um exemplo disso vem do Ceará. O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria (Sindpan) do estado inverteu a lógica e contratou agentes de mercado para abordar empresas e apresentar os serviços oferecidos pela entidade aos associados. O sindicato tem registrado aumento no número de empresas na base, que se associam de maneira espontânea.

Outro exemplo de inovação sindical que ajudou o setor aconteceu em Amazonas, onde o Sindicato das Indústrias de Construção Civil (Sinduscon) agiu para acabar com as dúvidas sobre o órgão responsável pela aprovação de novos projetos. As empresas passaram a ir direto à prefeitura para registrar e aprovar projetos, agilizando os processos.

Hans Bethe, que comanda o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau e Pomerode (SIMMMEB-SC), lembrou que, em períodos de crise, há oportunidades para os sindicatos. Com a recessão, algumas indústrias passam por momentos delicados e estão endividadas. Essas situações são oportunidades para que sindicatos mostrem seus serviços e competências para ajudar as empresas.

Com informações da CNI e da Fiep

Disponibilidade de linhas de crédito para inovaçãoCinco bons motivos para ser associado a um sindicato