SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Custos industriais têm a primeira queda desde 2014

Pesquisa da CNI indica que custo com capital de giro recuou 7,7% no segundo trimestre em relação aos primeiros três meses deste ano

O Indicador de Custos Industriais caiu 1,1% no segundo trimestre em relação aos primeiros três meses deste ano. Esta foi a primeira queda no indicador desde o terceiro trimestre de 2014, segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado no dia 14 de setembro.

Conforme a pesquisa, o resultado foi reflexo da queda dos custos com capital de giro e com bens intermediários importados. O custo com capital de giro caiu 7,7% e o de custos com bens intermediários recuou 11,2% no segundo trimestre deste ano na comparação com o período imediatamente anterior.

Segundo a CNI, embora tenha impacto positivo sobre os custos, a mudança no câmbio prejudicou a competitividade da indústria brasileira nos mercados interno e externo. Isto porque a redução de 12,1% no preço dos manufaturados importados, em reais, foi maior que a queda de 1,1% nos custos industriais. Com isso, os produtos estrangeiros têm mais chances de competir com os brasileiros no mercado interno.

A confederação pondera que a queda dos custos industriais juntamente com o aumento de 1,1% os preços dos produtos industrializados no mercado brasileiro permitiram a recomposição dos lucros das empresas.

Com informações do Portal da Indústria

Bom atendimento é um verdadeiro aliado para vencer a criseSetor industrial cresce 3,7% em cinco meses