SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Ensino a Distância ajuda indústrias a aprimorarem a qualificação profissional

Sesi Paraná disponibiliza 70 cursos online em diversas áreas, que atendem vários setores e níveis educacionais

clique para ampliarEAD exige disciplina e dedicação dos profissionais, mas oferece informações valiosas de forma mais flexível (Foto: Reprodução)

A qualificação profissional é um dos aspectos com maior impacto na competitividade das indústrias. E, muitas vezes, não demandam um grande investimento. Exemplos disto são os cursos oferecidos pelo sistema de Ensino a Distância (EAD), que, além de mais baratos e flexíveis, oferecem informações essenciais em diversas áreas para auxiliar na qualificação e aprimoramento profissional dos trabalhadores.

Por esse meio, além de cursos de graduação e pós-graduação, é possível se aperfeiçoar profissionalmente de forma rápida e acessível, por meio de cursos livres. Atualmente, o Sesi no Paraná disponibiliza em sua plataforma EAD 70 cursos - 12 deles são gratuitos, e as inscrições estão abertas constantemente. O investimento nas opções pagas varia de R$ 5 (Emergência, Ergonomia e Cipa, Espaços Confinados, entre outros) a R$ 375 (Certificação Leed para Engenheiros). Todos os cursos são certificados pela instituição e existe um tempo limite para terminar as atividades (em média de 30 a 90 dias).

Das opções disponíveis, existem algumas específicas para trabalhadores na indústria, como “Criatividade na Indústria”, que ensina passos para desenvolver essa habilidade. “O estudante trabalha o desenvolvimento criativo por meio de jogos on-line, com personagens e avatares. E, no processo, o aluno precisa somar pontos até a conclusão do curso”, explica o coordenador do Núcleo de Educação a Distância do Sistema Fiep, Raphael Hardy Fioravant.

O coordenador ensina que, na hora de escolher um curso EAD, é preciso pensar em como o tema poderá auxiliar no aprimoramento da pessoa. “Se sou desorganizado, um curso de administração do tempo será adequado para mim, e vai refletir não só no trabalho, mas na minha vida também. Se o meu chefe passou a me envolver com projetos, e eu não tenho tanta intimidade com a área, preciso saber mais sobre gestão desse segmento”, exemplifica.

Dos cursos EAD mais procurados no Sesi, há vários relacionados com o aprimoramento da escrita, como Novo Acordo Ortográfico, que esclarece sobre todas as mudanças das regras ortográficas, e Comunicação Escrita, que auxilia o aluno a conseguir se comunicar de maneira mais clara, uma qualificação importante para todas as áreas. Aliás, “Reforço em Língua Portuguesa” é uma das opções indicadas por Raphael, que também é professor universitário e tem notado uma queda na qualidade do conhecimento neste quesito. “Isso afeta a compreensão dos assuntos no dia a dia e dentro da empresa. Pode prejudicar a carreira e o crescimento profissional”, considera.

Além de incentivar a busca pelos cursos, que podem ser acessados diretamente pelos profissionais, as indústrias também podem auxiliar os profissionais durante a realização do curso, que exige dedicação e disciplina. “O estudante precisa de comprometimento e disciplina. Por mais que ele possa fazer em qualquer horário, precisa se programar para acessar o curso todos os dias, fazer os exercícios”, diz Raphael. “Existe uma ideia cultural de que estudar a distância é fácil, mas, ao contrário, se exige mais do aluno, porque é ele quem conduz o processo de aprendizagem”, complementa.

Serviço

As opções e todos os detalhes dos cursos EAD do Sesi Paraná podem ser vistos no site www.sistemafiep.org.br/ead.

Sindemon segue com negociações coletivasDescumprimento da NR-23 coloca em risco o negócio como um todo