SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Clima é de confiança na retomada da indústria de petróleo e gás, diz IBP

Setor prevê que pode puxar a retomada do crescimento econômico brasileiro

O setor de petróleo e gás dá demonstração de confiança ao entender que pode se recuperar com mais velocidade e, inclusive, puxar a retomada do crescimento econômico, na avaliação do secretário-geral do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), Milton Costa Filho, divulgada no mês de julho.

De acordo com ele, exemplos disto são os nomes do novo presidente da Petrobras, Pedro Parente, e do novo secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix. “O próprio novo ministro [Fernando Coelho Filho] está se mostrando muito interessado na indústria, fazendo uma interlocução muito positiva. Isso cria um clima de otimismo e de confiança”, disse Costa Filho.

Estudos

Outro ponto considerado positivo para o futuro da indústria petrolífera foi a aprovação pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) da continuidade dos estudos sobre campos e blocos de petróleo e gás que poderão ser oferecidos na 14ª rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis (ANP).

Além disto, a possibilidade de aprovação na Câmara dos Deputados do projeto do então senador José Serra que retira da Petrobras a obrigatoriedade de ser operadora única dos campos do pré-sal constituirá, segundo o secretário-geral do IBP, “um sinal maravilhoso para atrair novos investidores e empresas para a nossa indústria”. O IBP reivindica também que a política de conteúdo local no setor de petróleo e gás seja mais realista, de modo a beneficiar a cadeia nacional de fornecedores de produtos e serviços.

Com informações da Agência Brasil

Diagnóstico gratuito pode ajudar empresas em sustentabilidade e inovaçãoSua empresa tem um projeto inovador? Inscreva-o no Inova Talentos do IEL