SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sérgio Moro fala para empresários em evento da Fiep

Juiz federal palestrou sobre os impactos da corrupção sistêmica no país; presidente do Sindemon, Jair José de Souza, participou do evento

clique para ampliarclique para ampliarSérgio Moro falou para um público de duas mil pessoas, entre elas industriais e representantes de sindicatos (Foto: Agência Fiep)

O juiz federal Sérgio Moro proferiu palestra a dois mil empresários e integrantes de sindicatos industriais durante o 2º Fórum Transparência e Competitividade, promovido pelo Sistema Fiep e Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (Cifal) Curitiba. O evento foi realizado em março, no Campus da Indústria. O presidente do Sindemon, Jair José de Souza, esteve presente no fórum.

Com o tema “Corrupção, empresas e controle”, Sergio Moro citou em sua palestra o impacto da corrupção sistêmica, além de falar sobre alguns exemplos de ações penais de empresas como a Petrobras.

Moro salientou que os custos dessa corrupção sistêmica afetam o desenvolvimento do país. De acordo com ele, isto afasta investidores externos, por exemplo.

Para o juiz, além de a corrupção ser enfrentada com as instituições, é importante desenvolver uma nova cultura no âmbito empresarial. “Varrer para baixo do tapete não é uma alternativa nem econômica nem moralmente aceitável. Se varrermos, daqui a dez anos vamos enfrentar uma crise pior, arcando com custos cada vez mais crescentes. Afastaremos o investidor externo, o empresário interno, além do impacto na nossa autoestima e na nossa democracia”, avaliou.

Moro afirmou ainda que a solução para a obtenção de contratos com os governos ou para estabelecer qualquer relacionamento com o Estado não é o pagamento de propina. “Precisamos fortalecer nossas instituições e seguir em frente. Tenho confiança eu a democracia brasileira vai superar todas essas questões”, sinalizou.

Com informações da Agência Fiep

Entidades paranaenses declaram apoio às ações de combate à corrupçãoSemana da Indústria vai homenagear empresários paranaenses