SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Contratação de jovem aprendiz é vantajosa para colaborador e industrial

Legislação em vigor desde o ano 2000 permite que adolescentes e jovens se integrem ao ambiente de trabalho; trata-se de uma oportunidade que estimula a formação profissional e a educação continuada

clique para ampliarclique para ampliarLei da Aprendizagem permite que adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, entrem no mundo de trabalho (Foto: Reprodução)

Desde que a lei trabalhista 10.097/00 entrou em vigor, no ano 2000, alterando artigos da CLT, os adolescentes ganharam o benefício de aprender uma profissão e ingressar no mundo de trabalho. Em 2005, a lei 11.180/05 ampliou a idade em relação à legislação anterior e passou a permitir que adolescentes e jovens, na faixa etária entre 14 e 24 anos, ingressem no primeiro emprego na condição de aprendiz.

De acordo com a legislação, empresas de médio e grande porte devem assegurar a contratação de no mínimo 5% e no máximo 15% das vagas que exijam apenas formação profissional descrita na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Ao ser contratado nesta condição por uma dessas empresas, o aprendiz é preparado, por meio de aulas teóricas e práticas, em conformidade com as atividades desenvolvidas na organização.

Dados do Ministério do Trabalho apontam que, se pelo menos metade das empresas cumprirem a cota mínima de jovens e adolescentes exigida por lei - 5% do total de empregados com formação profissional -, o potencial de contratação de menores aprendizes alcançaria 700 mil brasileiros inseridos no mercado e adquirindo experiência.

A Lei da Aprendizagem, como é conhecida, traz inúmeras vantagens para os aprendizes e também para os empregadores, na opinião de João Morozinski, analista técnico da Gerência de Educação Profissional e Tecnológica do Senai Paraná. O principal motivo está no aspecto significativo de inserir os adolescentes e jovens iniciantes no mundo do trabalho, ofertando a possibilidade de ingressarem em seu primeiro emprego. “A legislação possui uma finalidade social. Todo o adolescente ou jovem que faz a aprendizagem tem a oportunidade de sair qualificado a exercer uma profissão. Todas as empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar e matricular os seus aprendizes nas instituições formadoras. Além disso, a lei estimula a educação continuada. Os adolescentes e jovens podem fazer cursos técnicos e até uma graduação, o que acaba promovendo um itinerário formativo”, destaca.

Para Morozinski, o investimento dedicado a esse jovem reverte-se em benefícios a ele, à empresa e à sociedade. “A lei obriga que o aprendiz esteja estudando, caso não tenha concluído o ensino médio, o que é um fator muito positivo. Além disso, esse aprendiz ajuda a movimentar a economia local. É alguém que está gerando renda, consumindo e, muitas vezes, ajudando no sustento da família”, afirma.

Para as empresas, a Lei da Aprendizagem também é promissora e gera a oportunidade de formar um profissional de acordo com o perfil, as características, os valores e a missão propostos por aquela organização e que, por isso, tem um grande potencial de crescimento. “No futuro, após o término do contrato de aprendizagem, o adolescente ou jovem pode ser alocado em novas funções e cargos, reduzindo processos seletivos e treinamentos”, observa Morozinski.

Ele acrescenta ainda que a legislação contribui com a formação de um banco de talentos que poderá ser aproveitado por todo o meio empresarial e industrial no futuro e resolve problemas como a baixa qualificação profissional e educacional.

Para esclarecer suas dúvidas, leia abaixo um guia com as principais perguntas e respostas referentes à Lei da Aprendizagem.

O que é um aprendiz?

É o adolescente ou jovem que recebe, ao mesmo tempo, formação técnica profissional, por meio de um curso teórico na instituição formadora, e prática profissional na empresa, na profissão para a qual está se capacitando.

Quem pode ser aprendiz?

Aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos que esteja matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino médio, e inscrito em programa de aprendizagem (teoria mais a prática profissional em uma empresa). Para ser contratado, o jovem e adolescente precisa apresentar documentação completa - Carteira de Trabalho, RG e CPF e comprovante de matrícula no ensino regular, caso não tenha concluído o ensino médio.

Custo e benefícios da inclusão de um aprendiz em sua empresa

Contratar um aprendiz é barato e tem vantagens, mas não significa trocar a vaga de um adulto por uma de um jovem, até porque o número de vagas que as empresas podem disponibilizar para aprendizes é limitado por lei. O contrato de aprendizagem tem duração máxima de até dois anos, exceto para pessoas com deficiência (PcD). Além disso, os adolescentes aprendizes não podem ocupar cargos em locais insalubres. A Lei da Aprendizagem segue as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, portarias do Ministério do Trabalho e Emprego e a Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP).

Desconto nos encargos

O governo reduziu de 8% para 2% a alíquota de contribuição do FGTS para a contratação de aprendizes. Se a empresa já estiver registrada no Simples, não há problema. Trata-se de mais um item que facilita a contratação do aprendiz, pois não há aumento na contribuição previdenciária.

Salário

A remuneração mínima do aprendiz tem como referência o salário mínimo/hora ou condição mais favorável, mas o empresário é livre para estipular qualquer valor de salário acima desse mínimo estipulado pela lei.

Deveres da empresa

Firmar contrato especial de aprendizagem com o jovem e inscrevê-lo em curso de aprendizagem desenvolvido por uma entidade qualificada de ensino profissionalizante. O contrato é ajustado por escrito e por prazo determinado (não pode ser estipulado por mais de dois anos, exceto para pessoas com deficiência - PcD). Deverá indicar a atividade em que o jovem está se capacitando e o curso correspondente, a jornada diária, a jornada semanal, a remuneração mensal, o termo inicial e final do contrato.

Informações

Para saber mais sobre como contratar um aprendiz, confira a cartilha da aprendizagem elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego disponível no endereço http://portal.mte.gov.br/politicas_juventude/aprendizagem.htm.

COMENT�RIOS

Kathellyn Eny Alves - Segunda-feira, 13 de Março de 2017 - 22:27:30 - Mogi das Cruzes/SP

A Disposi??o D? Empresa

Kathellyn Eny Alves - Segunda-feira, 13 de Março de 2017 - 22:26:53 - Mogi das Cruzes/SP

A Disposi??o D? Empresa

Kathellyn Eny Alves - Segunda-feira, 13 de Março de 2017 - 22:26:22 - Mogi das Cruzes/SP

A Disposi??o D? Empresa

Kathellyn Eny Alves - Segunda-feira, 13 de Março de 2017 - 22:26:02 - Mogi das Cruzes/SP

A Disposi??o D? Empresa

Kathellyn Eny Alves - Segunda-feira, 13 de Março de 2017 - 22:25:28 - Mogi das Cruzes/SP

A Disposi??o D? Empresa

Kathellyn Eny Alves - Segunda-feira, 13 de Março de 2017 - 22:25:10 - Mogi das Cruzes/SP

A Disposi??o D? Empresa

Kathellyn Eny Alves - Segunda-feira, 13 de Março de 2017 - 22:24:35 - Mogi das Cruzes/SP

A Disposi??o D? Empresa

Kathellyn Eny Alves - Segunda-feira, 13 de Março de 2017 - 22:24:12 - Mogi das Cruzes/SP

A Disposi??o D? Empresa

Dhea252 - Quarta-feira, 31 de Agosto de 2016 - 04:51:01 - Jakarta/AC

Thank you for sharing the information very useful. It is very pleasant to read this article from your website.
Gejala Stroke Ringan Ringan Dan Cara Menanganinya Secara Alami harus diperhatikan selalu secara serius , karena saat ini kasus penyakit stroke banyak terjadi dikalangan masyarakat dari mulai stroke ringan hingga stroke berat.
Meski yang dialami masih gejala stroke ringan tapi penanganannya harus secara tepat karena bisa berakibat fatal jika tidak diatasi dengan obat stroke yang ampuh. Sebelum kita membahas lebih lanjut mengenai pengobatan stroke, maka kita harus mempelajari dulu tentang apa itu penyakit stroke, penyebab penyakit stroke, gejala stroke,
serta bahaya apa yang bisa muncul? Setelah itu baru kita bisa memilih obat stroke yang tepat yang akan kita gunakan .

Respondendo Dhea252
Rule Breaking - Segunda-feira, 09 de Janeiro de 2017 - 17:16:39 - Natal/RN

Essa pessoa ai em cima tá falando sobre Acidente Vascular Cerebral , AVC , no texto em Língua Indonésia .

Respondendo Dhea252
Rule Breaking - Segunda-feira, 09 de Janeiro de 2017 - 17:17:04 - Natal/RN

Essa pessoa ai em cima tá falando sobre Acidente Vascular Cerebral , AVC , no texto em Língua Indonésia .

Respondendo Dhea252
Rule Breaking - Segunda-feira, 09 de Janeiro de 2017 - 17:17:20 - Natal/RN

Essa pessoa ai em cima tá falando sobre Acidente Vascular Cerebral , AVC , no texto em Língua Indonésia .

Biáh Fernanda Rangel - Quarta-feira, 20 de Julho de 2016 - 18:04:42 - São Paulo/SP

nao consegui achar oque procurava que aah pergunta eh QUAL A DURAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DO JOVEM APRENDIZ ? eh essa ah pergunta

Respondendo Biáh Fernanda Rangel
Vinícius Caciano - Sexta-feira, 25 de Novembro de 2016 - 15:46:55 - Campo Grande/MS

Então Biáh Fernanda, o que determinará a duração do contrato do jovem aprendiz é a empresa, normalmente dura de 10 meses à 12 meses.

Respondendo Biáh Fernanda Rangel
Vinícius Caciano - Sexta-feira, 25 de Novembro de 2016 - 15:47:14 - Campo Grande/MS

Então Biáh Fernanda, o que determinará a duração do contrato do jovem aprendiz é a empresa, normalmente dura de 10 meses à 12 meses.

Respondendo Biáh Fernanda Rangel
Vinícius Caciano - Sexta-feira, 25 de Novembro de 2016 - 15:47:51 - Campo Grande/MS

Então Biáh Fernanda, o que determinará a duração do contrato do jovem aprendiz é a empresa, normalmente dura de 10 meses à 12 meses.

  • P�ginas:  1
  • |
  • 2
  • |
  • 3

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Capacitar profissionais aumenta a competitividade da indústriaImplantação do eSocial afetará rotina das indústrias