SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Brasil ocupa últimas posições no ranking da produtividade

Índice brasileiro de produtividade por hora trabalhada teve um aumento de 0,6% por ano, entre 2002 e 2012, segundo levantamento da CNI

clique para ampliarclique para ampliarDesempenho brasileiro fica aquém dos resultados de outros países (Foto: Reprodução)

A produtividade do trabalhador brasileiro foi o objeto de um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado no fim de fevereiro deste ano. O estudo mostra a evolução do índice de produção por hora trabalhada no Brasil e a comparação do desempenho com outros 11 países com importantes economias. O resultado do trabalhador brasileiro está entre as últimas posições do ranking publicado com o estudo.

No Brasil, entre 2002 e 2012, a taxa média de crescimento por ano foi de 0,6%, o menor índice da comparação feita pela CNI. Isto significa uma evolução de 6,6% no período de 10 anos. A Coreia do Sul aparece no outro extremo. O que o Brasil cresceu em 10 anos, o país asiático expandiu em apenas um, com uma alta de 6,7% a cada ano. Nos Estados Unidos, o aumento anual da produtividade foi de 4,4% dentro do mesmo período.

De acordo com a CNI, a baixa produtividade do trabalho colaborou para que o Brasil registrasse na década o mais alto Custo Unitário do Trabalho em dólares reais (CUT). A medida, que representa o custo com trabalho para se produzir um bem, aumentou 9% ao ano entre 2002 e 2012. A Austrália, segundo colocado neste quesito, apresentou alta de 5,3% ao ano. No outro extremo aparecem Taiwan e Estados Unidos, que reduziram em 6,2% e em 5,2% o CUT, respectivamente.

Além disso, o Brasil apresentou o segundo maior aumento real do salário no período - cresceu 1,8% ao ano - e a maior apreciação da moeda doméstica - o Real valorizou-se a uma taxa de 7,2% ao ano. “Além de ter tido o menor crescimento da produtividade do trabalho, tivemos a maior apreciação cambial real e o segundo maior aumento do salário médio real. Precisamos reduzir custos sistêmicos para aumentar a confiança dos empresários e, consequentemente, aumentar os investimentos. Eles são essenciais para termos mais produtividade e entrar em ciclo virtuoso", afirma o gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

Impacto negativo na competitividade

A produtividade do trabalhador brasileiro é um dos fatores que compõem o desempenho da indústria, que sofre com outros aspectos deficientes. Este cenário impacta a competividade do setor industrial brasileiro. Enquanto o Brasil vive um momento de estagnação no crescimento da economia, os outros países procuram alternativas para melhorar a produtividade e obter resultados positivos.

A crise mundial de 2008 estimulou as economias avançadas a reavaliarem suas estratégias, entre elas, a produção industrial. A atividade deste setor nos Estados Unidos, epicentro da crise, já retoma sua capacidade de competir e se reestrutura. A maioria dos países emergentes faz o mesmo: se torna mais competitivo e se insere no mercado global.

O economista Marcos Rambalducci, professor da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus Londrina, aponta os caminhos que podem mudar os rumos da produtividade brasileira. As melhorias na infraestrutura, principalmente no que diz respeito à logística, são observadas por ele como fundamentais para que o país seja capaz de produzir mais. “Se ao invés de construírem estádios fossem feitos investimentos no sistema modal de transportes, teríamos um efeito multiplicador na cadeia produtiva”, avalia.

Outra questão que deve ser priorizada é a educação. Outro estudo da CNI, divulgado em janeiro deste ano, mostra que o Brasil é o sexto entre 13 países em investimentos na educação. No entanto, ocupa as últimas posições no quesito “qualidade na educação”. Além de destacar este fator, na opinião de Rambalducci, é importante a criação de políticas públicas voltadas para um maior estímulo à atividade industrial.

Com informações do Portal da Indústria

COMENTÁRIOS

Sheva - Quinta-feira, 18 de Maio de 2017 - 03:44:12 - Tasikmalaya/AC

This is one of the best pages I've visited glad to be in your yard this amazing I find your site from gogole. Thanks for sharing, and I would be very happy and happy if you are also willing to visit to our website and read them to share information and knowledge about health, disease and treatment. Thank you and may be beneficial for all. Obat Bisul Di Ketiak Dan Tubuh Lainnya

adnanpitrian - Terça-feira, 16 de Maio de 2017 - 22:12:18 - brasilia/TO


Thanks for the information that has been submitted, it may be useful speci ... lly my reading and writing you :) And there is little hope can be helpful and useful:
Cara Mengatasi Benjolan Di Samping Wajah
Cara Mengatasi ASI Sulit Keluar
Cara Mengobati Penyakit Disentri

adnanpitrian - Sábado, 13 de Maio de 2017 - 04:45:09 - brasilia/TO


The information you convey is very cool and also add to my insight, hopefully you have progressed more and more successful. Aamiin
Cara Mengobati Luka Caesar

adnanpitrian - Segunda-feira, 08 de Maio de 2017 - 03:25:18 - brasilia/TO


Thank you so much admin already share information with us, I'm sorry permission to share articles here just to share information and tips:
Cara Mengatasi Sesak Nafas

Jhon - Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2016 - 05:53:35 - Hanoi/DF

How proud I visited this site, Really That Much of the information I get, the difference thanks to the supplied information here ..
I was the same information but want to share information What Do I Want to share your health Speak Indonesia, as atikel under a singer, I hope atikel Very Wish That I could make it worthwhile For whom Only.
obat,obat,,,,

Jhon - Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2016 - 05:50:54 - Hanoi/DF

Your webiste was very nice and interesting, I've seen your post and it was very informative and very helpful to me.obat,obat,.. Thanks to all the articles that you serve. I must recommend your website to friends. Good Luck !!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.
    Industriais podem acessar linhas de financiamento para adequações à NR-12Projeto "Diálogos" debate assuntos relevantes à indústria