SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Industriais podem acessar linhas de financiamento para adequações à NR-12

Norma regulamentadora demanda diagnóstico, adaptação de equipamentos e aquisição de maquinários. A gerência de fomento e desenvolvimento da Fiep auxilia os empresários na obtenção de recursos

clique para ampliarclique para ampliarCartão BNDES é uma das linhas que podem ser acessadas pelos industriais (Foto: Reprodução)

As adequações dos parques fabris conforme as regras da Norma Regulamentadora 12 (NR-12) estão levando os industriais a procurarem recursos para adequar suas empresas e continuar trabalhando. Com o objetivo de atender a esta demanda, as indústrias podem recorrer a linhas de financiamento de diferentes instituições. Existem várias opções no mercado e o empresário deve verificar qual delas é a melhor para o seu momento e sua meta. Os recursos podem ser acessados tanto para realizar o diagnóstico (recomendado) quanto para a compra ou adequação dos maquinários.

A gerência de fomento e desenvolvimento da Fiep está disponível para orientar na escolha mais viável de financiamento direcionada para a adequação à NR-12. Segundo o coordenador da área, Eduardo Kossovski, os analistas técnicos da gerência identificam diversas possibilidades para a indústria obter financiamentos, seja pelos bancos com o qual a empresa já opera ou com novas instituições financeiras, buscando melhores soluções.

Em casos de facilidade de acessar os recursos financeiros, existe a recomendação ao industrial, em primeiro lugar, realizar um diagnóstico identificando suas demandas para melhor mensurar o volume de recursos necessários para atingir seu objetivo. A partir disto são levantadas as prioridades e o que pode ser objeto de financiamento, otimizando a utilização dos recursos. “A indústria precisa planejar a solicitação de um financiamento para as suas necessidades, pois as linhas com as menores taxas e condições de financiamento normalmente demandam um projeto detalhado. Outra questão importante: as linhas existem, mas podem ocorrer problemas de documentação que prolongam o prazo de obtenção dos recursos para execução do projeto. As empresas não podem ter qualquer tipo de restrição”, ressalta Kossovski.

Para assuntos relacionados à NR-12, entre as opções está o Cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social), que pode ser utilizado para financiar a consultoria e realização do diagnóstico da indústria. O Senai está dentre as instituições credenciadas no Cartão BNDES para prestar este serviço. “Esta é a possibilidade mais interessante que existe no mercado para um financiamento rápido (em média, 30 dias para novas solicitações). O Cartão BNDES permite que o industrial contrate um serviço diretamente”, afirma Kossovski. Além disso, esta modalidade permite a compra de equipamentos nacionais novos.

Ainda para maquinário, o industrial pode tentar o financiamento pelo programa BNDES PSI, linha de longo prazo para aquisição de máquinas e equipamentos de fabricação nacional e credenciados no FINAME. Neste programa, o governo federal subsidia taxa de juros, sendo muito atrativo para compra de novas máquinas. Quando os objetivos são melhorar as estruturas, reformar e adaptar equipamentos, a linha de crédito pode ser acessada pelo programa BNDES Automático. No entanto, para se habilitar, a indústria precisa apresentar um projeto de investimento detalhado.

Outra possibilidade é o Banco do Empreendedor, por meio da Fomento Paraná, que atende microcrédito (até R$ 15 mil) ou operações até R$ 300 mil de financiamento para empresas inscritas no Simples. Neste caso, o governo do estado ajuda o empresário paranaense com subsídios na taxa de juros, reduzindo o custo do financiamento. “Outro agente de financiamento é o BDRE (Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo-Sul), que possibilita abrir um novo limite de crédito além do banco operador cotidiano da empresa. Este é um banco que opera somente linhas de financiamento e faz o todo o acompanhamento das etapas do projeto de investimento para harmoniosa prestação de contas dos recursos financiados”, salienta Kossovski.

Especificamente para o setor de panificação, o BRDE está operando o Cartão BNDES para necessidades das indústrias no atendimento das exigências da NR-12. Esta é uma modalidade que poderá ser estendida para outros setores conforme a demanda dos empresários.

Mais informações podem ser obtidas com a equipe da gerência de fomento e desenvolvimento da Fiep por meio do site www.fiepr.org.br/credito, pelo e-mail fomento@fiepr.org.br ou pelos telefones (41) 3271-9411, 3271-9136 e 3271-9911.

COMENT�RIOS

dada - Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 - 04:52:36 - jakarta/PI

Postingan yang bermanfaat. Saya juga menulis artikel dengan judul Obat ambeien stadium 4 dan Obat ambeien stadium 4 , silahkan bisa di baca juga. terima kasih

ada - Domingo, 19 de Novembro de 2017 - 06:29:24 - aada/BA

Postingan yang bermanfaat. Saya juga menulis artikel dengan judul Obat ambeien stadium 4 dan Obat ambeien stadium 4 , silahkan bisa di baca juga. terima kasih



fafa - Sábado, 28 de Outubro de 2017 - 06:28:01 - Bandung/PI

OBAT LUKA BAKAR bisa kamu dapatkan disini

papa - Sábado, 10 de Junho de 2017 - 03:39:26 - /

OBAT AMBEIEN tradisional herbal.

papa - Sábado, 10 de Junho de 2017 - 03:38:21 - /

OBAT DARAH TINGGI herbal ampuh.

Dhea252 - Quarta-feira, 31 de Agosto de 2016 - 04:48:06 - Jakarta/AC

Thank you for sharing the information very useful. It is very pleasant to read this article from your website.
Gejala Stroke Ringan Ringan Dan Cara Menanganinya Secara Alami harus diperhatikan selalu secara serius , karena saat ini kasus penyakit stroke banyak terjadi dikalangan masyarakat dari mulai stroke ringan hingga stroke berat.
Meski yang dialami masih gejala stroke ringan tapi penanganannya harus secara tepat karena bisa berakibat fatal jika tidak diatasi dengan obat stroke yang ampuh. Sebelum kita membahas lebih lanjut mengenai pengobatan stroke, maka kita harus mempelajari dulu tentang apa itu penyakit stroke, penyebab penyakit stroke, gejala stroke,
serta bahaya apa yang bisa muncul? Setelah itu baru kita bisa memilih obat stroke yang tepat yang akan kita gunakan .

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Projeto "Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná" vai detectar novos rumos da indústria paranaenseBrasil ocupa últimas posições no ranking da produtividade