SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Construção de novo terminal portuário privado em Paranaguá

Duas empresas que ainda não atuam no litoral paranaense podem investir no empreendimento

Paranaguá deve ganhar um novo terminal portuário privado, com uma área de dois milhões de metros quadrados. A obra está sendo planejada pela Triunfo Participações e Investimentos (IPI) e Logz Logística Brasil. As empresas ainda não adquiriram um terreno para abrigar o empreendimento, mas o negócio está encaminhado para uma área próxima ao Porto de Paranaguá. O projeto deve começar a ser operado a partir de 2019.

Ainda não há definição sobre a operação do terminal, mas estima-se que a estrutura seja usada para movimentar granéis vegetais, açúcar e fertilizantes, entre outras cargas. O espaço poderá receber contêineres e outras formas de transporte de cargas. Está prevista a construção de uma área para armazenagem de grãos e contêineres, além de acessos rodoviários e ferroviários. O projeto do terminal prevê três berços para navios.

A implantação do novo terminal seria possível com a Lei dos Portos, de junho de 2013, que liberou o Terminal de Uso Privativo, que funciona mediante autorização em uma área fora do porto.

Com informações do jornal Valor Econômico

Inscrições abertas para capacitações em comércio exterior e missões internacionaisPresidente do Sindemon-PR faz avaliação de sua gestão antes de iniciar novo mandato