SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Governo federal libera R$ 12 bilhões para pré-custeio da safra 2017/2018

Recursos vão permitir as compras antecipadas de insumos por parte dos produtores rurais

clique para ampliarclique para ampliarSetor de calcário agrícola pode ser beneficiado diretamente com a medida (Foto: Reprodução)

O governo federal liberou R$ 12 bilhões para financiar o pré-custeio da safra agrícola 2017/2018. Os recursos permitirão aos produtores rurais fazer compras antecipadas de insumos, como sementes e calcário agrícola, por exemplo. Isto deve impactar diretamente o setor.

De acordo com o governo,o financiamento antecipado deve atingir primeiramente as culturas que são plantadas no verão, como soja, milho, arroz, café e cana-de-açúcar. O montante supera em R$ 2 bilhões o montante liberado para o pré-custeio da safra anterior.

Os recursos serão ofertados pelo Banco do Brasil, a partir de captações próprias da Poupança Rural e de depósitos à vista. Os médios produtores terão acesso ao crédito por meio do Programa Nacional de Apoio aos Médios Produtores Rurais (Pronamp), com taxas de 8,5% ao ano e teto de R$ 780 mil. Já os grandes produtores poderão financiar até R$ 1,32 milhão, sob encargos de 9,5% ao ano.

Conforme o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos na safra 2016/2017 pode chegar ao número recorde de 215,3 milhões de toneladas. O volume representa um aumento de 15,3% em relação à safra anterior. Para 2017/2018, o governo também espera um volume expressivo de produção, que pode chegar a 271 milhões de toneladas.

Com informações da Agência Brasil

Recolhimento da Contribuição Sindical deve ser feito até 31 de janeiroVote Bem, da Fiep, concorre ao prêmio Boas Práticas Eleitorais do TRE