SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Enacal 2016 destaca a importância e os desafios do setor de calcário agrícola

Evento foi realizado pelo Sindemcap de 26 a 28 de outubro, em Curitiba, e reuniu empresários e profissionais de várias regiões do país

clique para ampliarclique para ampliarJan Petter recepcionou os participantes do Enacal 2016 (Foto: Agência Fiep)

O Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal), realizado de 26 a 28 de outubro em Curitiba, teve uma programação extensa voltada aos empresários, gestores e profissionais da produção de calcário. O Enacal teve a promoção e a organização do Sindemcap.

“O evento foi além do que estávamos prevendo. Tivemos mais de 250 inscritos, que se alternaram na programação do encontro. Os participantes elogiaram bastante as palestras, que atenderam bem às demandas do setor. Foram assuntos variados, mas tudo ligado ao nosso segmento”, destacou o presidente do Sindemcap, Jan Petter.

Para ele, é uma satisfação receber os empresários e profissionais de diferentes regiões para o principal encontro do setor de produção de calcário, promovido com a chancela da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário (Abracal). “Os patrocinadores, que foram essenciais para a realização do evento, também estavam satisfeitos e sinalizaram bons resultados no contato com os participantes para negócios futuros”, salientou Petter, reforçando ainda a importância da troca de experiências em eventos como este.

A abertura do Enacal contou com a presenta do presidente da Abracal, Oscar Alberto Raabe; do secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara; e o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Para Raabe, usar calcário significa apostar em um Brasil melhor. O presidente da Abracal destacou que o consumo de calcário poderia chegar a 60 milhões de toneladas por ano, mas o volume atualmente é de 30 milhões.

Na abertura do encontro, tanto Petter quanto Campagnolo reafirmaram a importância das lideranças empresariais participarem da vida política do País, inclusive como forma de sensibilizar as autoridades em favor da correção do solo e o uso do calcário agrícola. O Enacal também serviu para esta função, favorecendo diálogos entre empresários e autoridades presentes.

Com informações da Abracal

Programação do Enacal 2016 levou informações qualificadas aos produtores de calcário"O futuro da indústria é agora"