SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Programação do Enacal 2016 levou informações qualificadas aos produtores de calcário

Palestras voltadas para o setor abordaram temas importantes e que promoveram a reflexão dos profissionais

O Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal), promovido pelo Sindemcap no final de outubro, em Curitiba, contou com uma programação intensa nos três dias de evento. As palestras e discussões levaram aos participantes informações qualificadas para auxílio nos negócios das indústrias do setor, além de propiciar debates sobre temas importantes voltados para o segmento.

Entre as palestras estava a do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller. Ele falou sobre a aplicação do calcário agrícola à melhoria tecnológica no campo e também destacou que um dos objetivos do ministério é ampliar a participação do Brasil no mercado mundial agrícola, dos atuais 6,8% para 10%.

Outra participação foi a de Hudson Calefe, superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no Paraná. Ele representou o diretor-geral do órgão, Victor Hugo Froner Bicca. Calefe apresentou dados sobre a produção mineral e atividades do departamento, que deve passar por uma reestruturação brevemente.

O superintendente do DNPM no Paraná ainda citou informações sobre o setor de calcário agrícola, como a redução do consumo deste produto em 13,1% no ano passado, na comparação com 2014. A queda interrompeu um aumento que vinha sendo registrado nos últimos 20 anos. “A solução para incrementar o consumo de calcário agrícola provavelmente está na adoção de programas que atinjam simultaneamente as áreas de extensão agrícola, financiamento para aquisição do produto e melhorias de infraestrutura logística”, trouxe a apresentação de Calefe. Ainda foi destacada a importância da ampliação do diálogo com o produtor rural para soluções visando o aumento do consumo de calcário agrícola.

A programação do Enacal ainda abordou a eficiência energética, adaptação à Norma Regulamentadora 12, inovação e cenário econômico.

Palestra sobre desafios da área trabalhista chama atenção durante o EnacalEnacal 2016 destaca a importância e os desafios do setor de calcário agrícola