SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Cursos integrados reúnem profissionais de associados do Sindemcap e a comunidade

Pela primeira vez, Senai de Rio Branco do Sul promoveu a reunião dos cursos de segurança do trabalho, educação ambiental e legislação trabalhista

clique para ampliarclique para ampliarCursos integrados foram realizados em Almirante Tamandaré (Foto: Divulgação)

Os cursos integrados de segurança do trabalho, educação ambiental e legislação trabalhista foram realizados no dia 08 de julho, em Almirante Tamandaré, em uma realização do Sindemcap e do Senai de Rio Branco do Sul. A capacitação ofertou informações qualificadas sobre os temas em uma única tarde, com abordagem de uma hora e meia para cada assunto. Ao final do curso, os participantes responderam a questionários para o recebimento de certificados.

Quanto à segurança do trabalho, por exemplo, os participantes receberam conhecimento sobre os equipamentos de proteção individual e coletiva, riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes), insalubridade, atividades com periculosidade e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Os participantes acompanharam as atividades com professores do Senai de Rio Branco do Sul e receberam apostilas com as informações sobre cada assunto.

No módulo de educação ambiental, os participantes foram estimulados a pensar a sustentabilidade e a qualidade de vida a partir da preservação do meio ambiente. Já na parte de legislação trabalhista foram apresentados conceitos importantes aos colaboradores e à comunidade que esteve presente no curso, enfatizando o que pode ser cobrado do funcionário e o que este pode cobrar da empresa. Além disto, foram abordados temas recentes, como as mudanças no seguro desemprego.

“Estes são cursos disponíveis na modalidade ensino à distância, mas decidimos juntá-los e fazer uma explanação”, conta Eliane Ritter, gerente da unidade Senai/Sesi de Rio Branco do Sul. Esta foi uma alternativa para estimular ainda mais o conhecimento dos participantes e foi realizada pela primeira vez pela unidade. Os cursos são ofertados em uma linguagem simples e dinâmica.

Apesar dos cursos integrados serem mais enxutos, eles fornecem informações básicas e qualificadas para todo trabalhador entender quais processos envolvem as atividades diárias em qualquer empresa. “Quando os trabalhadores recebem as informações de maneira diferenciada, eles agem com mais parcimônia quanto à sua própria segurança no trabalho, por exemplo. Eles entendem como funciona, o que está por trás das determinações das empresas e o que realmente envolve nestas questões. Muitas vezes, por excesso de confiança, alguns dispensam os cuidados repassados pela empresa ou acham que não precisam de treinamento”, destaca Ezequias da Cruz Matos, coordenador de cursos de segurança do trabalho do Senai em Rio Branco do Sul.

Mais informações sobre a programação de capacitações do Sindemcap podem ser obtidas diretamente com o sindicato.

Prepare-se para participar do Enacal 2016Sua empresa tem um projeto inovador? Inscreva-o no Inova Talentos do IEL