SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Consultorias em Segurança e Saúde no Trabalho ajudam as indústrias a evitar prejuízos e aumentar produtividade

Serviço - oferecido pelo Sesi - fornece importantes informações para as empresas

clique para ampliarclique para ampliarInformações qualificadas impactam as indústrias positivamente (Foto: Agência Fiep)

Um diagnóstico precoce de possíveis não conformidades no ambiente de trabalho e a prevenção de uma série de situações de risco podem fazer a diferença para a indústria. Isto acontece por meio de ações na área de segurança e saúde do trabalho. Consultorias neste segmento - ofertadas pelo Sesi Paraná - indicam soluções simples e que geram resultados positivos para a empresa.

O Sesi Paraná disponibiliza, em parceria com os sindicatos, serviços de consultoria em Segurança e Saúde na Indústria (SSI) em cinco áreas de abrangência. Entre os objetivos está a realização de um diagnóstico precoce de possíveis não conformidades , permitindo a implantação de soluções e evitando prejuízos como, por exemplo, os relacionados à legislação trabalhista.

De acordo com a coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi, Juliana Cipriani Presiazniuk, a proposta das consultorias é ainda maior. O serviço oferece informações essenciais para que a indústria possa melhorar o ambiente de trabalho, aumentar a produtividade e diminuir a rotatividade de profissionais.

“Muitas vezes, soluções simples que não requerem alto investimento podem trazer um excelente retorno ao industrial. Em outros momentos, um diagnóstico e um planejamento para corrigir eventuais inadequações podem evitar que a indústria seja multada ou tenha suas atividades paralisadas, uma vez que fica clara a intenção de se adequar”, explica.

Para alcançar estes níveis, o Sesi Paraná utiliza ferramentas modernas de diagnóstico, painéis de indicadores e métodos de gestão que são desenvolvidos em parceria, inclusive, com instituições do exterior. A partir dessas ferramentas, a atuação é realizada em conjunto diretamente com a empresa e de modo totalmente personalizado, voltado para os objetivos e necessidades de cada indústria.

Para receber uma das consultorias, o industrial pode entrar em contato com a unidade mais próxima do Sesi (confira aqui). O diagnóstico inicial é gratuito e, a partir desta primeira visita, consultores especializados irão analisar as necessidades da indústria e elaborar a proposta personalizada.

Conheça as principais consultorias em Segurança e Saúde na Indústria:

Consultoria em Passivos Trabalhistas

O objetivo desta consultoria é o de reduzir o impacto sobre o pagamento de multas e indenizações relacionadas às reclamatórias trabalhistas, além de desencadear medidas protetivas, corretivas e preventivas frente à evidência de eventos de segurança e saúde ligados aos riscos existentes na empresa e consequente aumento na produtividade. A consultoria em Passivos Trabalhistas consiste na elaboração de quesitos; acompanhamento da perícia e avaliações realizadas pelo perito; e elaboração de Laudo de Contestação, caso necessário.

Consultoria em Gestão do Absenteísmo

Por entender que o absenteísmo - grande número de faltas ao trabalho - é um problema que resulta em elevação de custos e impacta diretamente a produtividade das empresas, o Sesi desenvolveu uma abordagem de gestão para esta temática. Esta consultoria visa apoiar as empresas industriais na identificação das questões relacionadas ao absenteísmo e das soluções adequadas para resolver os seus impactos no desempenho organizacional. A consultoria é constituída de avaliação inicial, gestão dos afastamentos e gerenciamento epidemiológico.

Consultoria em FAP / NTEP

Este serviço é indicado às empresas que precisam implementar um processo de gestão sobre os nexos técnicos previdenciários NTP (Nexo Técnico Profissional ou do Trabalho) e NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário) e atuar quanto ao processo de gestão sobre o FAP (Fator Acidentário de Prevenção). Poderá ser adquirido de forma integral, ou em módulos, sendo a aquisição customizada de acordo com a necessidade da empresa e de seu capital intelectual.

Gestão do NTEP: este serviço apresenta soluções que envolvem o atendimento aos níveis estratégico, tático e operacional. O nível estratégico contempla a elaboração e organização do conjunto de documentos na defesa da empresa junto à perícia do INSS, buscando evitar enquadramento acidentário indevido. O nível tático e operacional prevê o acompanhamento dos resultados da perícia, a realização de estudo técnico de evento quando recomendado e aprovado pela empresa, a entrega de documentação à empresa ou a agência do INSS designada para a perícia em questão e a elaboração de relatórios de acompanhamento do serviço.

Gestão do FAP: Este serviço contempla dois níveis. O nível estratégico abrange a avaliação econômico-financeira dos acidentes e afastamentos, bem como seu papel como direcionador estratégico. Já os níveis tático e operacional envolvem análise da documentação visando encontrar inconsistências passíveis de contestação administrativa, de desbloqueio de travas de bonificação e elaboração de relatórios de acompanhamento do serviço.

Consultoria em eSocial

Esta consultoria está estruturada de forma a orientar a indústria no atendimento ao eSocial, ferramenta estabelecida pelo governo federal que irá reunir informações sobre todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e de segurança dos trabalhadores. O objetivo é garantir que a indústria faça a correta implementação da medida. Neste serviço são realizados os detalhamentos da abrangência das solicitações, os impactos no dia a dia da empresa, indicações de adequações sistêmicas e processuais e realização de diagnóstico a fim de levantar, mapear e diagnosticar a aderência da empresa quanto ao cumprimento do eSocial.

Consultoria nas NRs

As consultorias nas normas regulamentadoras têm como objetivos orientar as empresas nas tomadas de decisões e tornar a segurança e a saúde no trabalho parte do negócio. São propostas soluções de acordo com as necessidades específicas de cada indústria com a meta de reduzir custos, atender à legislação e diminuir as situações de riscos, acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho.

Sindemcap e Senai promovem cursos integrados de segurança do trabalho, educação ambiental e legislação trabalhistaQualificação profissional pode ser fator-chave para crescer em tempo de crise