SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Inova Mineral vai atender financiamentos para empresas do setor de mineração

Iniciativa da Finep e do BNDES irá apoiar projetos para desenvolvimento tecnológico e produção de bens mais sustentáveis

As indústrias do setor de metalurgia e mineração passarão a contar com uma nova linha de financiamento: o Inova Mineral. Essa é uma iniciativa conjunta da Finep e do BNDES, que irá selecionar projetos de investimento que contemplem o desenvolvimento tecnológico, produção e comercialização de produtos, processos ou serviços inovadores e mais sustentáveis, visando ao desenvolvimento de empresas e tecnologias brasileiras nas cadeias produtivas da indústria de mineração e transformação mineral.

Segundo a Finep, os recursos destinados à linha de fomento são da ordem de R$ 1,18 bilhão. Para disponibilizar os recursos, serão utilizados vários instrumentos de apoio através das modalidades de crédito, subvenção econômica e projetos cooperativos entre instituições (ICTs) e empresas. As empresas também poderão receber recursos através de participação acionária.

Entre as linhas temáticas que receberão apoio estão Desenvolvimento e Produção Pioneira  de Máquinas, Equipamentos, Softwares e Sistemas para a Mineração e Transformação Mineral; Minerais Estratégicos “Portadores de Futuro” (Cobalto, Grafita, Lítio, Metais do Grupo da Platina, Molibdênio, Nióbio, Silício, Tálio, Tântalo, Terras Raras, Titânio e Vanádio); Minerais Estratégicos com Elevado Déficit Comercial: Fosfato e Potássio; Tecnologias de Mineração; e Tecnologias e Processos para Redução e Mitigação de Riscos e Impactos Ambientais.

O plano receberá contribuições do público por meio de consulta pública até o dia 1º de julho. Já o lançamento do edital e divulgação das contribuições está previsto para 1º de agosto e o primeiro período para submissão de planos de negócios entre 1º de setembro e 1º de novembro deste ano.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos emails inovamineral@bndes.gov.br ou  inovamineral@finep.gov.br.

Com informações da Finep

Fiep encerra Semana da Indústria 2016 em Curitiba reforçando necessidade de união do setor industrialSindemcap e Senai promovem cursos integrados de segurança do trabalho, educação ambiental e legislação trabalhista