SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Workshop mostra elevação nos custos de produção na indústria de calcário e derivados

Durante evento, promovido pelo Sindemcap, equipe da Fiep apresentou os impactos sofridos pelo setor

clique para ampliarclique para ampliarApresentação da equipe de analistas técnicos da Fiep mostrou uma estimativa de mudanças de custos das indústrias (Foto: Agência Fiep)

A alta recente nos custos de produção na indústria de calcário e derivados foi tema de um workshop promovido pelo Sindemcap, com apoio do Conselho Setorial da Indústria Mineral da Fiep, no mês de março, em Almirante Tamandaré. O evento reuniu industriais da região, que discutiram sobre os aumentos verificados em insumos e serviços nos últimos meses.

A equipe da gerência de fomento e desenvolvimento da Fiep fez uma apresentação para mostrar as mudanças no custo das empresas do setor diante da elevação em tarifas e reajuste em preços de produtos. Conforme o levantamento divulgado durante o workshop, o setor sofreu com aumentos acima da inflação em todos os itens que compõem o custo de uma indústria. A equipe da Fiep montou uma estimativa, entre março de 2014 e março de 2015, com os seguintes índices: explosivos, 14,5%; pneus, 15,5%; materiais de desgaste, 16,5%; manutenção industrial, 13,5%; depreciação, 10%; despesas administrativas e financeiras, 11%; mão de obra, com encargos, 7%; combustíveis, 12,85%; e energia elétrica, 108,12%.

A composição de custo da indústria de calcário sofreu alteração com os aumentos recentes, ainda mais com um impacto significativo no caso da energia elétrica. Confira o quadro com a participação de cada item na planilha de custo e a projeção contando os recentes aumentos (totalizando 100%):

Explosivos - de 4,5% para 4,2%

Pneus - de 0,38% para 0,35%

Materiais de desgaste - de 6,05% para 5,74%

Manutenção industrial - de 14,68% para 13,58%

Depreciação - de 8% para 7,51%

Despesas administrativas e financeiras - de 17% para 15,4%

Mão de obra com encargos - de 26,25% para 23,54%

Combustível - de 11,5% para 10,58%

Energia elétrica - de 11,25% para 19,09%

clique para ampliarclique para ampliarIndustriais estão pessimistas quanto ao desempenho do setor em 2015 (Foto: Agência Fiep)

O custo geral das indústrias do setor aumentou, em média, 22,67% entre março de 2014 e março de 2015. O levantamento considerou os índices apresentados e ainda poderia sofrer alterações diante de reajustes para mão de obra e um novo aumento na energia elétrica, previsto para junho deste ano. Além disto, o preço do dólar também pode influenciar nos custos das empresas do segmento.

A equipe de analistas técnicos da Fiep também mostrou o histórico dos reajustes na tarifa de energia elétrica, desde de junho de 2014. Para minimizar os impactos dos aumentos, foram apresentadas algumas sugestões, como a gestão do uso da energia (ponta x fora da ponta), consultoria para otimização no consumo, possibilidade de composição de fontes alternativas de energia, compra de energia via “mercado livre”, atualização de equipamentos e ações de compra conjunta.

Os industriais se mostraram preocupados com o cenário, que pode ser aliado com a queda na demanda, e estimam uma crise para o setor de calcário em 2015. “O cenário é pior do que pensávamos. Chegou o momento de pensarmos como setor e colocar um planejamento estratégico em prática, ou o setor pode sofrer impactos muito sérios. As tarifas subiram de tal maneira que se tornou quase impraticável. Necessitamos de união do setor e os industriais precisam ter em mente isto”, opinou o presidente do Sindemcap, Josemar Guarise.

Projeto "Diálogos" debate assuntos relevantes à indústriaAMBweb vai reunir dados sobre Relatório Anual da Lavra