SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Recessão ainda afeta demanda interna por bens industriais

Conclusão é do Grupo de Estudos de Conjuntura do Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada (Ipea)

O desempenho do comércio exterior e a diminuição da demanda interna continuam afetando os indicadores da indústria nacional. Essa é a conclusão da análise Carta de Conjuntura divulgada no dia 16 de janeiro pelo Grupo de Estudos de Conjuntura do Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada (Ipea).

Conforme a pesquisa, o indicador “consumo aparente da indústria geral” caiu 1,5% no mês de novembro do ano passado em relação a outubro, elevando a queda acumulada nos onze primeiros meses de 2016 para 10%. O consumo aparente equivale à produção industrial doméstica, acrescida das importações, menos as exportações.De acordo com a análise do Ipea, apesar de a produção industrial doméstica ter crescido na margem em novembro, o desempenho do comércio exterior afetou negativamente o consumo aparente.

O levantamento também mostra o desempenho recente da variação do consumo aparente nas indústrias extrativa-mineral e de transformação, além de apresentar o cenário por grandes categorias econômicas: bens de capital, bens intermediários, bens de consumo duráveis e bens de consumo semi/não duráveis. Os resultados de novembro da categoria bens de consumo duráveis mostraram alta de 2,7% na margem e são o destaque positivo da análise. Mas, no acumulado do ano, o setor tem o pior resultado, com retração de 20,6%.

Com informações da Agência Brasil

BNDES adota novas políticas operacionais e condições de financiamentoPrimeiro semestre de 2017 ainda será de dificuldades, diz presidente da ABR