SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Associados do SINDBORPR participam de workshop sobre o eSocial

Ainda existem muitas dúvidas sobre implantação da ferramenta, que vai reunir informações sobre as relações de trabalho

clique para ampliarclique para ampliarWorkshop teve lotação máxima em Curitiba (Foto: Joyce Carvalho)

Um auditório repleto de gestores que estão com dúvidas sobre a implantação do eSocial. Assim tem sido a rotina do Workshop Sesi - Impactos do eSocial, que é realizado desde o ano passado em várias regiões do Paraná. O último evento foi realizado no final de maio em Curitiba, com a participação de associados do SINDBORPR.

A ferramenta - que congrega diferentes órgãos federais - vai reunir informações sobre as relações de trabalho entre empregadores e empregados. A primeira fase de implantação, para empresas que faturaram mais de R$ 78 milhões em 2014, deve acontecer em setembro deste ano.

A equipe responsável pelo workshop fez uma apresentação sobre o eSocial e a rotina que as empresas deverão adotar para o cumprimento das novas obrigações. Existe uma série de detalhes importantes que o gestor deve ficar atento. Nas admissões, por exemplo, o empregado só pode iniciar a prestação de serviços após seus dados serem inseridos no eSocial. Será necessário também especificar dados como a contratação de terceiros, autônomos e estagiários, entre outras obrigações.

O eSocial será alimentado com dados fornecidos pelas próprias empresas. Isto deverá ser feito de maneira online. Há a recomendação para que as indústrias adotem sistemas de informática próprios para isto ou que melhorem as ferramentas que já utiliza. Apesar de ser possível repassar os dados por meio do site do eSocial, cada sessão ficará liberada por apenas 20 minutos e isto pode gerar problemas na transmissão dos dados.

“Existe a obrigação de informar com qualidade. No entanto, não haverá uma multa específica sobre o preenchimento incorreto ou omissões no eSocial. Não existe uma dupla punição. A legislação já prevê penalidades no caso de falta de repasse destas informações”, salienta o advogado Christian Schramm Jorge, da Procuradoria Jurídica da Fiep e que integra a equipe que ministra o workshop.

Arylson Busetti, sócio-administrador da Buzetti Pneus, participou do evento e disse que pela primeira vez teve um contato mais próximo com o eSocial. “Vou conversar com o contador da empresa para começar a organizar tudo. Realmente é muita coisa e é preciso ficar muito atento. Não será possível ficar esperando para fazer algo”, comentou.

A gerente administrativa da PCR em Araucária, Stella Maris Boscardin, também esteve no workshop. No caso da empresa dela, a parte de Recursos Humanos fica na matriz no Rio Grande do Sul. “De qualquer maneira, foi muito bom saber os detalhes caso seja necessário atuar em alguma parte por aqui”, contou.

Prazo para adesão ao Programa de Parcelamento Incentivado vai até 15 de julhoAssociados do SINDBORPR participam de curso Fundamentos em Tecnologia da Borracha