SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Negociação coletiva prossegue no mês de junho

Próxima rodada de negociação realizada entre o Sincabima e a Federação dos Trabalhadores no setor está marcada para 03 de junho

clique para ampliarclique para ampliarRodada de negociação aconteceu no dia 31 de maio (Foto: Divulgação)

O Sincabima informa aos associados que foi realizada, no fim de maio, uma rodada de negociação para a Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017. Dentre as principais reivindicações, o sindicato dos trabalhadores solicitou o aumento real nos salários mais a correção inflacionária dos últimos 12 meses pelo INPC.

Porém, diante do quadro de grave crise econômica que assola o país, a diretoria do Sincabima e seus negociadores pontuaram a fase difícil e extremamente delicada que atinge as empresas, em virtude da recessão econômica. Salientaram o impacto nos custos e a dificuldade de repasses, com achatamento da margem e consequentemente cancelamento de investimentos.

Em menos de um ano, algumas empresas registraram um aumento de custos em mais de 27%. A oscilação do mercado está acarretando a oscilação das vendas, o que dificulta os negócios e traz prejuízos. Estas incertezas dificultam as tomadas de decisões, sem mencionar o aumento da inadimplência em geral.

O Sincabima demonstrou que existe um esforço conjunto do empresariado em várias frentes para evitar demissões, porém, nesse momento, há uma grande dificuldade das empresas em conseguir repassar a inflação do período.

Participaram da rodada, além dos representantes dos trabalhadores nas indústrias de alimentos, o presidente do Sincabima, Sr. Rommel Barion, e os negociadores Drs. Leonardo de Paola, Rodrigo Fortunato Goulart e Márcio Pereira de Barros, integrantes do escritório DPZL Advogados, de Curitiba. Também participaram os economistas e advogadas Dras. Juliana Dias Bacarin e Camila da Silva Zadra, do Sistema Fiep, e a executiva do Sincabima Jéssica Lemes Schnekemberg.

A rodada de negociações prosseguirá no dia 03 de junho, após reunião extraordinária da diretoria do Sincabima.

Fonte: Sincabima

Fiep encerra Semana da Indústria 2016 em Curitiba reforçando necessidade de união do setor industrialInscrições para o Prêmio IEL de Estágio estão abertas até 5 de julho