SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Mensagem do Presidente

Presidente do Sincabima, Rommel Barion, comenta sobre o atual cenário político, traçando um paralelo à teoria de Maslow, psicólogo americano que buscou explicar as motivações humanas


Estimado(a) Associado(a),

A imagem ao lado [clique para ampliar] representa a teoria de Maslow sobre as necessidades do ser humano e suas motivações.

Em 1943, Abraham Maslow escreveu um estudo denominado “A Teoria sobre a motivação Humana”.  Em 1954, o livro “Motivação e Personalidade” divulgou a teoria e até hoje esse estudo é muito popular.

No primeiro plano, o ser humano precisa resolver as suas necessidades primárias, como alimento, sobrevivência, sexo, abrigo. Também é o plano onde estão aqueles de comportamentos reptilianos, como assassinos, agressores, bandidos, ladrões e outros.

No segundo plano, o ser humano está preocupado com a sua segurança, incluindo emprego, moradia, estudos, saúde, independência financeira.

No terceiro plano, após as necessidades de sobrevivência e segurança já satisfeitas, vêm o relacionamento, intimidade, família. É necessário ser aceito por grupos sociais, religiosos, políticos, empresariais. Precisa se sentir amado e amar.

No quarto plano, a autoestima aparece e abre portas para líderes de todas faces. Nesse ponto está a autoestima e o auto reconhecimento. O ser humano procura um hobby, uma profissão, algo que ele se sinta útil.

No quinto plano, “O que o homem quer ser, ele é”. Ele pode desejar ser um pai ideal ou um atleta exemplar. A expressão desses comportamentos, aparece em pinturas, fotografias, músicas e invenções. Ainda nesse plano, há os comportamentos altruístas e a espiritualidade.

Vocês que leram até aqui, devem estar se perguntado o que eu quero transmitir nessa mensagem.

Acontece que estou tentando enquadrar, de acordo com a teoria de Maslow, alguns de nossos líderes políticos, governantes e representantes da sociedade civil organizada. Vemos que apesar de estarem no quarto plano, ainda têm comportamentos reptilianos próprios do primeiro plano.

São seres humanos que jamais chegarão ao mais alto plano, que é a espiritualidade e comportamentos altruístas. São seres humanos escravos de seus ancestrais, manipulando de todas as formas os seus governados. Comportamentos reprováveis sob todos os aspectos. Pessoas ocas, que usam o poder para manipular e obter vantagens pessoais.

Que Deus nos ajude!

Forte abraço,

Rommel Barion

Execução fiscal contra sócios só é possível após seguidas todas as etapas do processoPDA oferece capacitação gratuita a industriais