SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Adesão ao programa de Logística Reversa evita autuações

Sindicatos pretendem fundar um instituto para contribuir com o desenvolvimento das questões relacionadas ao tema

clique para ampliarConfira as datas importantes para o meio ambiente em agosto. (Foto: Divulgação)

O Bom Exemplo Floresce, programa de Logística Reversa voltado para as empresas associadas ao Sincabima, intensifica as suas atividades de conscientização e orientação. A ideia é alertar as empresas associadas na adequação à legislação para evitar multas e autuações.

Para explicar aos seus associados que ainda não aderiram ao programa sobre sua relevância e as consequências de não implementá-lo no setor de alimentos, o Sincabima realiza reuniões mensais com o Conselho Gestor e o Conselho Técnico responsável pelo programa e envia as definições aos associados. Ao todo, já foram realizadas 11 reuniões.

O programa, que é realizado em colaboração com o Sinditrigo, Sipcep, Sinduscafé, Sindicarne e Sindiavipar, visa facilitar a adesão à legislação de Logística Reversa. “A intenção é, junto a estes sindicatos, fundar o Instituto Paranaense de Logística Reversa”, revela o presidente do sindicato, Rommel Barion.

Instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, a Logística Reversa considera que os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e o poder público possuem responsabilidade compartilhada pelos resíduos resultantes do pós-consumo dos produtos.

A ideia é minimizar o volume de resíduos sólidos nos aterros sanitários e a geração de rejeitos, bem como reduzir os impactos causados à saúde. E, com isso, promover o crescimento do processo de reciclagem. O Bom Exemplo Floresce é realizado em parceria com a consultoria ambiental Roadimex / Ecoroad Ambiental.

Sincabima conta com apoio técnico de engenheira de alimentosSincabima promove "café-palestra" sobre Logística Reversa, Anvisa e Alergênicos