SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Redes sociais são importantes ambientes de negócios para as empresas

Mas não basta estar nelas: é preciso ter uma linguagem e conteúdo adequados

clique para ampliarPublicidade nas redes sociais é um investimento barato para as indústrias. (Foto: Pixabay)

Estar ou não nas redes sociais pode ainda ser uma dúvida de muitas indústrias, por diferentes motivos. No entanto, cada vez mais as empresas brasileiras estão descobrindo as redes sociais como potenciais ambientes de negócios, em qualquer nível de atuação.

Segundo pesquisas feitas em 2012, por exemplo, o comércio eletrônico realizado por meio das redes sociais gerou uma receita de R$ 24,1 bilhões no Brasil. O número surpreende ainda mais se for levado em conta que boa parte deste volume foi gerado a partir de publicidade nas próprias redes sociais.

O ambiente virtual tornou-se um grande aliado das indústrias. Se bem usado, ele pode fazer com que as empresas fiquem conhecidas e virem referências ou fontes de informação. As redes virtuais se transformaram em um espaço para troca de dados e de publicidade, muitas vezes com custos mais acessíveis. “Combinando estratégias de publicidade e conteúdo, a internet pode estabelecer um contato mais próximo, constante e eficiente com o cliente, resultando em aumento de visibilidade e de vendas”, analisa a gerente de Marketing e Comunicação do Sistema Fiep, Marcia Souza.

No entanto, a empresa - de qualquer porte ou segmento - deve estar preparada ao entrar e permanecer nas redes sociais, que se transformam em sua vitrine e um espaço que permite qualquer tipo de interação. “É preciso entender o que o cliente busca, monitorar o que acontece nas redes sociais, responder rapidamente e ter uma linguagem adequada para o canal”, alerta Marcia.

Ela afirma ainda que sem esses cuidados, o ingresso nas redes sociais pode ser prejudicial à marca. “Estamos falando de canais de comunicação que tem características muito diferentes dos meios tradicionais - jornal, rádio e TV. Apesar da rápida reprodução de informação (positiva ou negativa), na internet, o cliente pode escolher se quer ou não receber os seus conteúdos. E para ser mais efetivo nesse contato, é preciso - entre outras coisas - usar muitas imagens e vídeos, textos curtos e que chamem a atenção”, pontua a gerente.

Por isto, é preciso que a empresa entre ou aperfeiçoe sua atuação das redes sociais com supervisão de profissionais especializados ou de seu departamento de marketing, quando existe esta estrutura interna.

Os resultados

Pesquisas segmentadas indicam que o Facebook se firma como a maior plataforma de social commerce em nível global. Em 2013, de todos os pedidos realizados nas redes sociais, 85% foram feitos na plataforma, ou seja, ter um perfil da sua indústria no Facebook ativo e administrado por profissionais especializados é sim um ótimo investimento. E melhor: um investimento barato.

Com informações do Sebrae

Aumenta a confiança do industrial brasileiroSincabima oferece curso Qualidade no Atendimento, Vendas e Televendas