Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Projeto de Lei quer obrigar oficinas a adotar normas da ABNT

PL também vai exigir capacitação de profissionais em normas técnicas homologadas

A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que obriga oficinas mecânicas a adotar procedimentos homologados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). De acordo com a proposta, os estabelecimentos de reparação deverão manter um responsável operacional pelos serviços e pelo menos um profissional que atenda aos requisitos da norma técnica de capacitação expedida pela ABNT em cada área da oficina.

A principal justificativa do PL 2917/11 é assegurar qualidade do serviço e direitos do consumidor. No caso de não haver profissionais certificados pela ABNT, os mecânicos e os profissionais de outras áreas deverão passar por treinamento em cursos de, no mínimo, 400 horas para aqueles sem experiência na atividade e de 40 horas para aqueles que comprovarem pelo menos dois anos de serviço na área. O certificado de conclusão do treinamento em nome do responsável técnico, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, deverá ser afixado em local visível na loja ou oficina.

Equipamentos - O projeto ainda obriga os estabelecimentos a comprovar homologação dos instrumentos usados nos serviços de medição de emissões de gases poluentes e serviços de segurança veicular no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O infrator estará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, como multa e interdição do estabelecimento. Se a proposta for aprovada e virar lei, as oficinas mecânicas terão 180 dias, a partir da regulamentação pelo Poder Executivo, para se adaptar às novas regras.

Tramitação - O projeto, que tramita em caráter conclusivo, obteve parecer favorável pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Agora, passa pela apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.
    Fórum vai detalhar programa de inspeção veicular no ParanáFreio ABS ainda é pouco usado pelos consumidores