Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Fórum vai detalhar programa de inspeção veicular no Paraná

Primeira fase do Plano de Controle de Poluição Veicular do Estado entra em vigor em janeiro de 2013

O governo do Paraná vai iniciar o cronograma de implantação da Inspeção Ambiental Veicular em janeiro do ano que vem. Para familiarizar oficinas e profissionais do segmento de reparação de veículos à nova legislação, será realizado um fórum sobre o assunto no dia 23 de outubro, na sede da Fiep do Jardim Botânico, em Curitiba. A organização está sendo feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e Sindirepa-PR, com apoio da Fiep, e conta ainda com a participação do Senai e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Com a entrada em vigor da Resolução nº 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o governo federal deu início à implementação da inspeção ambiental veicular no país. Foi determinado que os estados elaborassem o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV) para diminuir a emissão de ruídos e gases poluentes dos veículos. Esse controle já vem sendo feito no Estado do Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo.

Durante o evento, serão apresentados detalhes da lei e os pontos que mais interessam aos donos de oficinas. Estão agendadas palestras com técnicos da Sema, IAP, governo do Estado e consultores do Senai.

Adequação - O Paraná já desenvolveu o seu PCPV, que será implantado em janeiro de 2013. Nessa primeira etapa, serão convocados os proprietários de veículos movidos a diesel licenciados a partir de 1970 e registrados em Curitiba. Até 2018 todos os veículos do Estado serão obrigados a passar pela inspeção que será pré-requisito para o licenciamento. "Para apresentar o plano desenvolvido pelo governo estadual ao setor de reparação, que estará envolvido diretamente com o assunto, achamos importante realizar um fórum com a presença de empresários de todo o Estado", afirma Marcelo Alves, economista de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, reforçando o convite aos representantes do interior.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.
    Medida Provisória que altera CFEM é aprovada na CâmaraProjeto de Lei quer obrigar oficinas a adotar normas da ABNT