Fórum vai detalhar programa de inspeção veicular no Paraná

Primeira fase do Plano de Controle de Poluição Veicular do Estado entra em vigor em janeiro de 2013

O governo do Paraná vai iniciar o cronograma de implantação da Inspeção Ambiental Veicular em janeiro do ano que vem. Para familiarizar oficinas e profissionais do segmento de reparação de veículos à nova legislação, será realizado um fórum sobre o assunto no dia 23 de outubro, na sede da Fiep do Jardim Botânico, em Curitiba. A organização está sendo feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e Sindirepa-PR, com apoio da Fiep, e conta ainda com a participação do Senai e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Com a entrada em vigor da Resolução nº 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o governo federal deu início à implementação da inspeção ambiental veicular no país. Foi determinado que os estados elaborassem o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV) para diminuir a emissão de ruídos e gases poluentes dos veículos. Esse controle já vem sendo feito no Estado do Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo.

Durante o evento, serão apresentados detalhes da lei e os pontos que mais interessam aos donos de oficinas. Estão agendadas palestras com técnicos da Sema, IAP, governo do Estado e consultores do Senai.

Adequação - O Paraná já desenvolveu o seu PCPV, que será implantado em janeiro de 2013. Nessa primeira etapa, serão convocados os proprietários de veículos movidos a diesel licenciados a partir de 1970 e registrados em Curitiba. Até 2018 todos os veículos do Estado serão obrigados a passar pela inspeção que será pré-requisito para o licenciamento. "Para apresentar o plano desenvolvido pelo governo estadual ao setor de reparação, que estará envolvido diretamente com o assunto, achamos importante realizar um fórum com a presença de empresários de todo o Estado", afirma Marcelo Alves, economista de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, reforçando o convite aos representantes do interior.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:

2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.
    Medida Provisória que altera CFEM é aprovada na CâmaraProjeto de Lei quer obrigar oficinas a adotar normas da ABNT