Pessoas com Deficiência - 21/09/2012

Reatiba discute inclusão no trabalho e mudança na cultura das organizações

Evento promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania (CPC), nesta sexta-feira, na Fiep, abordou, também, a Lei de Cotas, orientação profissional e empregabilidade

O papel do gestor no processo de inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho e a importância da mudança na cultura organizacional foram os focos principais da palestra magna proferida pelo psicólogo paulista Eduardo Carmello nesta sexta-feira (21). Ele falou na abertura da 5ª Reatiba - Inclusão da PcD no Mercado de Trabalho, evento promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), entidade ligada à Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A Reatiba  é um chamado às pequenas e médias empresas para o processo de inclusão das  pessoas com deficiência e o exercício da responsabilidade social corporativa. O evento marcou a comemoração do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

Aberto oficialmente pelo vice-presidente da Fiep, Sidney Paciornik, o evento teve a participação da jornalista Flávia Cintra, que integra a Comitiva Brasileira na Convenção da ONU- UNESCO, da qual o Brasil é signatário; de pessoas com deficiência e de profissionais da área de inclusão.

Participaram o presidente executivo do CPCE, Victor Barbosa; o secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz; o promotor do Ministério Público do Paraná, da Defensoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Américo de Carvalho; o superintendente do Banco do Brasil - Região Sul, José Roberto Sardelari, o superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares, e a  gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai no Paraná, Rosane Lara.

Como estruturar um programa de inclusão, orientação profissional, empregabilidade e o desempenho do papel profissional da PcD foram os temas abordados durante o dia em palestras e oficinas simultâneas. A Lei de Cotas (Lei 8.213/91) e os desafios frente aos preconceitos e barreiras nas organizações foram focos dos diálogos.

Deixe seu coment�rio

Nome (obrigat�rio)
E-mail (obrigat�rio)
N�o ser� divulgado
Cidade (obrigat�rio)
 UF (obrigat�rio)
Seu blog ou p�gina pessoal

Li e aceito o termo de responsabilidade online

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.