Logística - 20/09/2012

Fiep defende que ferrovias atendam necessidades do setor produtivo do PR

Representantes do Conselho de Infraestrutura da entidade participaram de audiência em Brasília em que foram anunciados estudos de viabilidade para novos trechos

clique para ampliar clique para ampliarAudiência reuniu lideranças dos três estados da região Sul (Foto: Renato Araújo/Agência Câmara)

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S. A., empresa pública ligada ao Ministério dos Transportes, contratará, a partir do próximo mês, os estudos de viabilidade técnica para a construção de duas ferrovias no Paraná: a extensão da Norte-Sul e um novo ramal ligando a região Oeste a Paranaguá. O anúncio foi feito esta semana, em Brasília, durante audiência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, que teve a participação de representantes do Conselho Temático de Infraestrutura da Fiep. "Nos últimos meses, a Fiep e as principais entidades empresariais do Estado vêm concentrando esforços na articulação junto ao ministério para fazer com que as novas ferrovias atendam aos interesses do setor produtivo paranaense", disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, que coordena o Conselho de Infraestrutura da entidade.

Áreas produtivas

No caso da Norte-Sul, a Fiep defende um traçado que vá de Panorama (SP) a Chapecó (SC), passando por municípios como Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Pato Branco. Na sequência, a ferrovia seguirá até o porto de Rio Grande (RS). O diretor de Planejamento da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Junior, afirmou que a intenção do governo é priorizar as áreas produtivas dos estados do Sul. Além da Norte-Sul, a Valec vai iniciar os estudos de viabilidade da ferrovia que ligará Maracaju (MS) ao porto de Paranaguá. Leia a matéria completa clicando aqui.

Deixe seu coment�rio

Nome (obrigat�rio)
E-mail (obrigat�rio)
N�o ser� divulgado
Cidade (obrigat�rio)
 UF (obrigat�rio)
Seu blog ou p�gina pessoal

Li e aceito o termo de responsabilidade online

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.