A Sombra do Imposto - 20/09/2012

Feirão do Imposto alerta população para a alta carga tributária

Manifestação, realizada no último sábado, mostra quantidade de impostos contida nos produtos do dia a dia

clique para ampliar clique para ampliar
A cartilha do movimento A Sombra do Imposto, da Fiep, foi distribuída durante a manifestação (Foto: Gelson Bampi)

Mais de 400 pessoas participaram na manhã do último sábado (15), em Curitiba, da 10ª edição do Feirão do Imposto, evento que tem como objetivo sensibilizar a população para o peso da carga tributária presente nos produtos do dia a dia. A mobilização foi promovida pelo Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Paraná (ACP), e conta com o apoio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que na ocasião distribuiu a cartilha do projeto A Sombra do Imposto. O evento aconteceu simultaneamente em mais de 300 cidades em todo o Brasil.

De acordo com o impostômetro, equipamento instalado em frente ao prédio da ACP que mede a arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais, até o dia 29 de agosto o contribuinte brasileiro já havia pago mais de R$ 1 trilhão ao fisco.

“O problema é que não temos a contrapartida do que pagamos. Eu gostaria de pagar mais impostos, mas contanto que tivéssemos dentistas, estradas de qualidade”, apontou o vice-presidente da Fiep, Biratã Higino, que na ocasião representou o presidente da federação, Edson Campagnolo. Segundo ele, a manifestação deste sábado tem grande importância para sensibilizar a população e as autoridades para este tema. “Tecnicamente podemos tratar de várias questões nessa área, mas se não houver manifestação, de nada adianta”, avalia.

Clique e leia mais

Deixe seu coment�rio

Nome (obrigat�rio)
E-mail (obrigat�rio)
N�o ser� divulgado
Cidade (obrigat�rio)
 UF (obrigat�rio)
Seu blog ou p�gina pessoal

Li e aceito o termo de responsabilidade online

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.