Um ano decisivo para o Brasil

Chegamos ao fim de 2017. Um período repleto de desafios, em que o Brasil seguiu sentindo os efeitos recessão que se abateu sobre o país nos últimos anos. Se as dificuldades ainda foram grandes, ao menos tivemos sinais importantes de que nossa economia começa a se recuperar.

Talvez por isso, a indústria paranaense entrará em 2018 mais confiante. É o que mostra a Sondagem Industrial, pesquisa realizada anualmente pela Fiep para medir o nível de expectativas do setor para o ano seguinte. Em sua última edição, divulgada na semana que passou, ela mostra que 63,5% dos industriais têm expectativas favoráveis para seus negócios no ano que vem. O índice é melhor do que o da pesquisa anterior, quando 55,1% se diziam otimistas.

Essa evolução pode ser mais uma prova de que a economia está se descolando da crise política vivida pelo país. Isso não significa, porém, que a sociedade tem o direito de se acomodar. Pelo contrário, 2018 será um ano decisivo para o Brasil, o que exige responsabilidade de todo cidadão. Como as expectativas positivas estão ancoradas em um sentimento de mudança na forma como o país vem sendo conduzido, elas só irão se concretizar se, nas próximas eleições, elegermos pessoas comprometidas com os anseios da população. Checar o perfil e o histórico dos candidatos, analisando a fundo suas propostas, será obrigação de todo eleitor.

Mais do que isso, a sociedade deve se manter vigilante para que a luta contra a corrupção não seja perdida. É preciso exigir de todas as esferas de poder ações concretas para que a sensação de impunidade que sempre reinou no país não volte a prosperar. É fundamental também que o Judiciário dê as respostas que a população exige. O Brasil assistiu a um importante avanço nas investigações de casos de corrupção que resultaram nas prisões de importantes agentes políticos e empresários – algo pouco imaginável até há pouco tempo.

É evidente que os acusados têm amplo direito de se defender e merecem um julgamento justo. No entanto, a Justiça precisa ser mais ágil e definir a situação de muitos réus que, em outubro, poderão novamente se eleger, alimentando um círculo vicioso que tanto prejudica a administração pública do país.

Outro ponto que exige atenção da sociedade é a discussão de reformas que garantam um melhor ambiente de negócios ao país. Infelizmente, a aprovação de mudanças na Previdência, fundamentais para o equilíbrio das contas públicas, não foi votada pelo Congresso Nacional até agora. Esse tema precisa voltar à pauta o mais rápido possível, assim como uma reforma que permita a simplificação e desburocratização de nosso sistema tributário.

Que todo brasileiro, em 2018, tenha sabedoria para cumprir com o seu papel de cidadão, fazendo sua parte na busca por um Brasil melhor. Nós, como representantes do setor industrial, continuamos acreditando que o bem vencerá o mal e nosso país alcançará um desenvolvimento à altura de sua gente e de suas riquezas.

Edson Campagnolo
Presidente da Federação das Indústrias do Paraná