Uma indústria em constante evolução

O acesso a informações que mostrem a realidade de um determinado segmento ou mercado é ferramenta importante para qualquer empresa. Por isso, a Federação das Indústrias do Paraná, em sua missão de fortalecer o setor industrial, produz uma série de estudos e levantamentos que servem de subsídio para auxiliar na tomada de decisões estratégicas das empresas.

Este ano, um dos mais importantes levantamentos periódicos realizados pela entidade completa 30 anos. Criada em 1987, a pesquisa de Indicadores Conjunturais é divulgada mensalmente e apresenta a evolução de dados referentes à produção, vendas, trabalhadores empregados, horas trabalhadas, capacidade instalada e capacidade ociosa das empresas de 18 setores da indústria do Paraná.

A pesquisa surgiu de um pedido dos industriais, que demandavam informações sobre o desempenho e as tendências da indústria paranaense. Mais do que isso, cobravam dados de outras fontes que não estivessem ligadas a órgãos governamentais. A partir de 1992, as informações coletadas no Paraná passaram a integrar também a base de dados da pesquisa de indicadores da indústria brasileira, produzida pela CNI. Atualmente, o universo pesquisado abrange 400 indústrias instaladas no Estado, de todos os setores, portes e regiões.

Mudança de perfil
Mais do que um marco importante no trabalho da Federação, a celebração dos 30 anos da pesquisa de Indicadores Conjunturais serve para mostrar a evolução da indústria do Paraná nas últimas décadas. Nesse período, o Estado, que era basicamente agrícola, assistiu a uma diversificação de seu parque fabril. Isso fez com que a participação do setor industrial paranaense no cenário nacional praticamente dobrasse, passando dos 4,2% registrados em 1987 para os atuais 7,8%.

Toda essa evolução teve participação efetiva das instituições que compõem o Sistema Fiep. Oferecendo inúmeros serviços às indústrias, Fiep, Sesi, Senai e IEL são referências no auxílio às empresas em áreas como capacitação profissional, segurança e saúde no trabalho, aprimoramento da gestão e incentivo à inovação, entre tantas outras. Uma atuação que, sem dúvida alguma, contribui para o desenvolvimento sustentável do setor industrial do Paraná.

Olhar no futuro
Se os últimos 30 anos foram de forte crescimento para a indústria paranaense, o momento atual e o futuro reservam uma série de desafios para que o setor siga em evolução. É por isso que o Sistema Fiep, além de cada vez mais aprimorar sua estrutura de atendimento às empresas, reforça seu papel de legítimo representante do setor.

Estimulando a união dos industriais por meio do associativismo, busca dar força às demandas por um ambiente mais favorável à geração de negócios. Esse é o caminho para que a indústria continue desempenhando papel de destaque na geração de empregos e riquezas, contribuindo para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil.

A evolução da indústria paranaense
De 1987 para cá, perfil do setor passou por importantes mudanças e Estado ganhou relevância no cenário industrial do país: