Novos horizontes para a indústria paranaense

Incentivar que as indústrias paranaenses vislumbrem novos horizontes para seus negócios é uma das missões da Fiep. Uma das estratégias para isso é a promoção de eventos que possibilitem a apresentação de novos conceitos aos empresários e profissionais de diferentes segmentos, além da geração de networking entre os diversos elos das cadeias produtivas. Nesta semana, a entidade realiza mais duas iniciativas com esse objetivo.

Ponto de partida para o sucesso
Na quinta e sexta-feira (21 e 22), o Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, recebe a oitava edição do Congresso Nacional Moveleiro. Voltado para a oportunização de novos negócios, o evento tem confirmada a presença de participantes de vários estados brasileiros.

Num período em que o setor ainda tenta superar os danos causados pela crise econômica do país, o tema norteador do evento é: “Boas Ideias. O ponto de partida para seu sucesso”. Especialistas de diversas áreas relacionadas à indústria moveleira apresentarão conceitos que podem abrir novas perspectivas para as empresas do setor.

A programação traz, ainda, encontros de negócios nacional e internacional, mostra da indústria, workshops, exposições e espaço design para falar de tendências e boas práticas no mercado. Soluções tecnológicas para as empresas, com ênfase na indústria 4.0,. além do panorama sobre o mercado americano, a nova legislação trabalhista e normas regulamentadoras que impactam o segmento também estão na programação.


Outra atração é o projeto Estilo de Vida, simulação de uma casa que servirá para uma reflexão sobre as mudanças que estão sendo observadas na relação dos consumidores com suas residências, e como isso impacta na indústria de móveis. Quem participar do evento também poderá interagir por meio de um aplicativo que disponibilizará um jogo com o objetivo de conectar os profissionais que compõem a cadeia de valor do setor moveleiro.

Saiba mais sobre o 8º Congresso Nacional Moveleiro em: www.congressomoveleiro.org.br

Novos processos construtivos
Para fomentar o debate sobre novos processos que podem impactar as indústrias da construção civil e madeireira, a Fiep promove, na quarta-feira (20), também no Campus da Indústria, mais uma edição do Fórum Visões, série de encontros que discutem caminhos para o crescimento do setor produtivo. Com o tema “Inovação e Sustentabilidade – arranha-céus de madeira e o futuro das construções”, o engenheiro britânico Robert Foster apresentará detalhes do projeto do Oakwood Timber Tower, edifício de 80 andares projetado para ser construído na região central de Londres.

Foster é PhD em Engenharia Estrutural pela Universidade de Cambridge. Seu trabalho engloba propostas voltadas ao desenvolvimento mais sustentável do ambiente urbano. Ele participou da equipe de design do Oakwood, sendo co-autor do relatório de resultados do projeto. Os convites para a palestra são direcionados a empresários e profissionais dos setores envolvidos.

A busca por modelos construtivos que sejam mais ágeis e causem menos impacto ambiental, com menor geração de resíduos, é vista como um dos principais meios para se reduzir o déficit habitacional do Brasil e de outros países. Nesse contexto, as construções com estruturas e painéis de madeira de reflorestamento surgem como uma das alternativas.