Meio ambiente: transformando desafios em oportunidades

Mais do que um desafio, a relação do setor industrial com o meio ambiente pode se transformar em oportunidades. É com essa missão que o Sistema Fiep coloca a questão da sustentabilidade ambiental como uma das prioridades de sua atuação. Sempre buscando caminhos para o cumprimento adequado das exigências legais e incentivando o desenvolvimento de ações que resultem em aumento da competividade das indústrias paranaenses. Afinal, este não é apenas um fator para impulsionar negócios, mas uma necessidade para garantir o futuro do planeta em que vivemos.

Por meio da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Sistema Fiep atua em dois eixos principais: representação institucional e assessoria técnica. No primeiro, mantém um diálogo permanente com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e outros órgãos e conselhos ambientais, apoiando políticas públicas e inserindo o posicionamento da indústria nas discussões sobre iniciativas que afetam diretamente o setor.

Essa aproximação já rendeu importantes frutos no Paraná. Um deles é a participação ativa do Sistema Fiep nos esforços para que as indústrias do Estado façam a adesão voluntária ao Registro Público de Emissões de Gases do Efeito Estufa. As empresas que aderem são contempladas com o Selo Clima Paraná, que reconhece as iniciativas implantadas para reduzir o impacto ambiental de suas operações.

Logística reversa

Além disso, o Sistema Fiep, em alinhamento com a Sema, é protagonista nas discussões sobre logística reversa. Essa prática foi instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, que considera que fabricantes, comerciantes, consumidores e o poder público têm responsabilidade compartilhada pelos resíduos resultantes do pós-consumo dos produtos.

Com articulação e apoio do Sistema Fiep, diversos setores industriais paranaenses já elaboraram planos de logística reversa. E iniciativas concretas para a correta destinação dos resíduos começam a surgir. A mais recente delas foi lançada na última semana. É o Instituto Paranaense de Reciclagem (Inpar), que surge com a missão de reduzir o descarte de embalagens do setor de alimentos. O projeto foi viabilizado com a união de seis sindicatos empresariais e apoio da Fiep.

Números da geração de lixo no Brasil:

• 240 mil toneladas de resíduos ao dia

• 25 mil toneladas são de embalagens

• 2% é a estimativa de quanto é reciclado

Apoio técnico
O Sistema Fiep também oferece uma série de serviços para que as indústrias do Paraná aprimorem seus processos e adotem práticas cada vez mais condizentes com a preservação do meio ambiente. Especialmente por meio do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, as empresas têm acesso a soluções integradas para apoiar o desenvolvimento sustentável aliado à competitividade. Conheça alguns dos serviços:

• Laboratórios – Realizam amostragem e ensaios em águas, efluentes, resíduos sólidos, emissões atmosféricas e solos.

• Consultorias – Após os diagnósticos, são indicadas ações específicas a serem adotadas pelas empresas.

• Pesquisa aplicada – Em áreas como reutilização de água, emissões atmosféricas, desenvolvimento de novas tecnologias de tratamento e disposição de resíduos e reaproveitamento energético através de processos térmicos, entre outras.