Passo importante para a competitividade do Brasil

Há anos o setor produtivo brasileiro insiste na necessidade de modernização e aprimoramento de uma série de marcos legais para que o país crie um ambiente mais favorável aos negócios. Essa insistência é fruto da convicção de que, somente assim, o Brasil conseguirá aumentar sua competitividade e sustentar uma geração de emprego e renda que garanta seu pleno desenvolvimento econômico e social.

Nesta semana, a Câmara dos Deputados deu um primeiro e importante passo nesse sentido com a aprovação do Projeto de Lei 4302/98, que regulamenta o serviço terceirizado no Brasil. A terceirização é uma prática altamente utilizada nos processos produtivos de todo o mundo e, nesse contexto, as empresas brasileiras se tornavam menos competitivas pela falta de regras claras. Os parlamentares entenderam que essa medida é fundamental para garantir segurança jurídica a empresas e trabalhadores, que terão seus direitos preservados.

A regulamentação do serviço terceirizado também contribuirá para a criação de novos negócios, já que a tendência é que surjam mais empresas especializadas em etapas específicas dos diferentes processos produtivos. Essa especialização vai aumentar a produtividade e a competitividade das cadeias produtivas, refletindo-se na geração de mais empregos e renda.

Mas a melhoria no ambiente de negócios do país vai muito além da terceirização. O país deve avançar em uma série de reformas que já estão na agenda do Congresso Nacional. Ainda nas relações trabalhistas, várias outras normas precisam ser modernizadas, com o objetivo de aumentar a autonomia na negociação entre empresas e empregados e reduzir conflitos. É preciso avançar também em mudanças no sistema tributário brasileiro, tornando-o menos burocrático e mais racional, deixando de ser um empecilho para quem quer empreender no país. A aprovação de alterações nas regras previdenciárias também é essencial para garantir equilíbrio nas contas públicas.

Dentro dos devidos debates e trâmites democráticos, todas essas medidas devem ser apreciadas urgentemente pelos parlamentares. O Brasil não tem mais tempo a perder. O país precisa se modernizar, reduzir burocracias, criar relações trabalhistas mais amigáveis, tudo em prol do aumento de nossa competitividade – o que será benéfico para empresas, trabalhadores e toda a sociedade. Só assim conseguiremos retomar a confiança de investidores, fazendo com que sejam recuperados os 25 milhões de empregos perdidos nesta crise e alcancemos desenvolvimento em longo prazo.

Compromisso com o país

Confira os deputados paranaenses que entenderam a importância de regulamentar a terceirização:

Alex Canziani (PTB)
Alfredo Kaefer (PSL)