Uma parceria que constrói resultados

Assim é a Contribuição Sindical Empresarial, investimento que se transforma em ações e serviços voltados para ajudar a indústria paranaense a aumentar sua competitividade.

Todos os anos, as empresas têm até 31 de janeiro para recolher a Contribuição Sindical. A taxa é recolhida de forma compulsória e tem como objetivo manter a estrutura representativa do setor produtivo. A contribuição da empresa deve ser feita ao sindicato que representa a sua categoria econômica, com parte dos recursos indo também às federações, confederações e ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Especialmente diante de um cenário de recessão econômica, fortalecer essa estrutura é fundamental para ampliar o suporte à indústria. Por meio de sindicatos, federações e confederações empresariais é que se levam às diferentes esferas de poder as demandas para melhorar o ambiente de negócios do estado e do país. 

Mais do que isso, essas instituições oferecem, em atuação conjunta, serviços e ações que ajudam o empresário a expandir seus negócios. São consultorias e capacitações voltadas ao aprimoramento dos processos produtivos e busca de novos mercados, entre outras áreas. Um apoio que só é possível graças à Contribuição Sindical. 

Conheça algumas das soluções que são ofertadas pela Fiep às indústrias filiadas aos sindicatos do setor no Paraná, por meio do Programa de Melhoria da Competitividade Industrial: 

Edital de Apoio à Competitividade

Para incentivar as indústrias a produzir mais com menos recursos, os editais oferecem consultoria nas áreas de eficiência energética, gestão financeira e de produção, aumentando a produtividade das empresas participantes em até 46%. Em 2016, três deles beneficiaram 117 indústrias. Em 2017, serão mais 100 contempladas em outros cinco editais para diferentes setores industriais. 

Edital Lean Express

O edital prevê consultorias e intervenções rápidas e de baixo custo para obter ganhos expressivos de produtividade por meio de técnicas de manufatura enxuta. Além disso, gera um salto de produtividade da indústria e promove a cultura da melhoria contínua. 

Capacitação em Negociações Coletivas

Voltada a presidentes, diretores e executivos dos sindicatos filiados à Fiep, é uma formação específica com conhecimento da legislação e das técnicas necessárias para a condução de negociações coletivas sindicais. Saber lidar com o gerenciamento de negociações e conseguir resultados que sejam bons para os dois lados é um fator importante para a competitividade da indústria. 

Apoio para acessar mercados externos

Empresas que desejam entrar no mercado internacional recebem consultorias e podem se capacitar por meio do Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN-PR), da Fiep. Em 2016, o CIN-PR levou empresários para 10 países, gerando novos acordos e projeções de negócios. Além disso, há soluções como missões, encontros de negócios, estudos de mercado e pesquisas que preparam o industrial para inserir o seu produto em novos mercados. 

Saiba mais: www.contribuicaosindical.org.br