O compromisso do eleitor continua após o voto

Vivemos, neste domingo, o fim de mais um processo eleitoral no Brasil. A realização de votações em segundo turno em 57 cidades do país – incluindo Curitiba, Ponta Grossa e Maringá – encerra um ciclo em que os brasileiros definem os prefeitos e vereadores que vão comandar nossos municípios pelos próximos quatro anos. Um processo que, no geral, transcorreu dentro da mais absoluta normalidade, em mais uma demonstração da força de nossa democracia. 

Nós, do movimento Vote Bem, chegamos a este momento com a sensação de missão cumprida, porém cientes de que ainda podemos fazer muito mais. Nos últimos meses, disseminamos informações com o objetivo de auxiliar o eleitor na decisão de seu voto. Uma campanha sem qualquer tipo de viés ideológico ou partidário, com o claro objetivo de mostrar a importância de um voto consciente e responsável. 

Nessa missão, agradecemos a todos os parceiros e voluntários que se engajaram no Vote Bem. A participação de mais de uma centena de instituições – incluindo organizações do setor produtivo, de classe, religiosas, universidades e órgãos públicos – foi fundamental para ampliar o alcance e a dimensão dessa campanha, transformando-a em um verdadeiro movimento de cidadania. 

Mas estamos cientes que votar bem é apenas o primeiro passo para fazer com que tenhamos gestões públicas alinhadas com os anseios da sociedade e voltadas para o bem comum. O compromisso do eleitor não pode se encerrar na urna. Por isso, seguiremos vigilantes e incentivando todo cidadão a participar mais ativamente da vida política, fiscalizando a atuação dos eleitos e influenciando nos rumos de sua cidade. 

Além disso, desde já é preciso se preparar para 2018. As próximas eleições gerais, em que serão escolhidos novos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República, serão decisivas para o futuro do Brasil. Mais do que nunca, o eleitor precisará assumir o protagonismo, votar de maneira muito criteriosa e eleger pessoas efetivamente comprometidas com o futuro do país, que deixem de lado interesses pessoais ou político-partidários.

Dentro de dois anos, certamente estaremos novamente mobilizados, incentivando todo eleitor a fazer sua parte e votar bem!

Edson Campagnolo

Presidente da Federação das Indústrias do Paraná