Ministro lança programa Brasil Mais Produtivo no Paraná

A crise econômica do Brasil obriga as indústrias a buscarem alternativas para que continuem competitivas. Se por um lado a melhoria geral no ambiente de negócios do país depende de reformas estruturantes e investimentos em áreas como infraestrutura, por outro as empresas também precisam olhar para dentro, revisando processos e aumentando sua produtividade. 

Para auxiliar empresas de pequeno e médio porte de alguns setores nesse sentido, estão abertas as inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo, criado pelo governo federal, em parceria com o Senai. Nesta quarta-feira (26), a iniciativa será lançada no Paraná pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira. O evento acontece a partir das 10 horas, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. 

Baseado na metodologia de lean manufacturing, o Brasil Mais Produtivo é focado justamente na melhoria do processo produtivo, com o objetivo de ampliar em pelo menos 20% a produtividade das empresas participantes. Isso ocorre por meio de uma consultoria prestada pelo Senai, que propõe mudanças para que se evitem desperdícios, diminuindo custos de produção e aumentando a produtividade. Até setembro de 2017, o programa pretende atender 3 mil indústrias em todo o país. 

Cultura exportadora – Na mesma ocasião, o ministro Marcos Pereira participa do milésimo treinamento da Redeagentes, que também ocorre no Campus da Indústria. A iniciativa, que integra o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), realiza capacitações desde o ano 2000, tendo treinado mais de 25 mil pessoas em 256 municípios brasileiros. O objetivo do programa é proporcionar às empresas conhecimentos que possam dar suporte ao processo de preparação para o mercado internacional.

 Conheça o Brasil Mais Produtivo 

Empresas que podem participar:

  • De pequeno ou médio porte
  • Integrantes de aglomerações ou Arranjos Produtivos Locais (APLs)
  • No Paraná, dos setores de alimentos e bebidas, metalomecânico e moveleiro

Como funciona:

O Senai realiza consultoria no processo produtivo, utilizando o conceito de lean manufacturing, baseado na redução de desperdícios.

Quanto custa:

  • R$ 15 mil investidos pelo governo federal, Apex e ABDI
  • R$ 3 mil de contrapartida da empresa

Empresas interessadas podem se inscrever pelo:

www.brasilmaisprodutivo.gov.br