Fiep inaugura nova Casa da Indústria em Cascavel

fiep

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) inaugurou nesta sexta-feira (15) uma nova Casa da Indústria em Cascavel. O espaço serve de sede compartilhada para três sindicatos empresariais do Oeste do Estado, ampliando a representatividade do setor industrial da região. 

O município já contava com uma Casa da Indústria desde 2012, mas o espaço foi completamente remodelado, seguindo o mesmo padrão de outras unidades instaladas mais recentemente no Paraná. Atualmente, além de Cascavel, existem estruturas similares em Francisco Beltrão, Apucarana, Guarapuava, Londrina, Rio Negro e Ponta Grossa. A última cidade também ganhará uma nova sede, que será inaugurada na próxima sexta-feira (22). 

Em Cascavel, estão instalados na Casa da Indústria os sindicatos que representam as indústrias de três setores industriais do Oeste do Estado: o Sindiwest, do vestuário; o Sindap, da panificação e confeitaria; e o Sindmadeira, da madeira e mobiliário. A estrutura adota o conceito do coworking, com espaço e recursos compartilhados, reduzindo os custos para as instituições sindicais. Além dos escritórios de cada sindicato, o espaço conta com auditório e salas para treinamento e reuniões. 

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, destacou durante a inauguração em Cascavel que as Casas da Indústria aumentam a capilaridade da entidade e da representatividade do setor industrial paranaense. “As Casas da Indústria são pontos de apoio para que os sindicatos e os empresários sintam-se literalmente abrigados pela Federação das Indústrias. É uma grande rede que está sendo consolidada em pontos estratégicos do Paraná”, disse. “Mais do que isso, são endereços fixos da Federação das Indústrias em cada região. Com isso, estamos encurtando as distâncias e ficando mais próximos dos industriais, por meio de nossos sindicatos”, completou. 

Os presidentes dos três sindicatos afirmaram que a nova estrutura vai fortalecer o associativismo no Oeste e beneficiar toda a indústria da região. “Esta casa é um espaço do setor produtivo, dos sindicatos e das empresas”, declarou o presidente do Sindmadeira, João Alberto Soares de Andrade. “É importante ressaltar que a Casa da Indústria se integra com as outras entidades, como as Associações Comerciais, o Sebrae e demais instituições representativas que tenhamos na nossa região. Por isso, ela não é um espaço de Cascavel, é um espaço da região Oeste”, acrescentou.

Para Eugênio Rossato, presidente do Sindiwest, a estrutura aproxima os empresários não apenas de seu setor, mas de toda a indústria. “É um sinal de união. Cada sindicato tem a sua política, de acordo com sua área de atuação, mas aqui, juntos, podemos trabalhar de uma forma compartilhada. Isso gera economia, uma demonstração de força e é também uma referência para toda a indústria do Oeste do Paraná”, disse.

Já o presidente do Sindap, Gilberto Bordin, ressaltou os benefícios que a Casa da Indústria traz principalmente para a capacitação dos empresários. “Temos um espaço amplo para reuniões, cursos e rodadas de negócios, com pessoas preparadas para atender os empresários. Isso contribui com a indústria de nossa região”, afirmou. 

A Casa da Indústria de Cascavel fica Rua Vicente Machado, 619, no Centro da cidade.