5 dicas para micro, pequenas e médias empresas iniciantes em exportação
Exportar é um passo importante a ser dado por toda empresa quando já tem certa maturidade. O atual momento econômico, com a desvalorização do real frente ao dólar, reduziu o poder de compra do mercado interno e abriu uma janela para o ingresso no comércio exterior, tornando os produtos made in brazil mais atrativos lá fora.
Veja estas dicas do CIN/PR e da APEX-Brasil para as micro, pequenas e médias empresas que buscam a internacionalização:
1 – Terceirize
Normalmente as micro, pequenas e médias empresas não possuem grande estrutura disponível para o comércio exterior. Por isso, contratar uma trading company é uma boa opção para o empresário que está iniciando e não possui recursos para manter funcionários na área. É possível realizar todo o trabalho por conta própria, mas a vantagem de contratar está na redução de custo e na praticidade da empresa fazer o despacho, a importação, prestar assessoria e tratar da burocracia.
2- Busque especialistas
Ter foco no mercado que deseja atuar é importante para quem está iniciando no comércio exterior. As tradings, via de regra, são especialistas em determinados ramos e podem ser úteis para esse ingresso na área, auxiliando na inserção da empresa em países específicos e que tenham maior chance de aceitação do produto.
3- Tenha comprador
Ingressar no Comércio Exterior exige uma série de etapas que devem ser cumpridas. Uma delas é ter logo de início o primeiro cliente em vista. Esse contato inicial pode ser feito por meio de rodadas e encontros de negócios, e missões empresariais. No Paraná, o Centro Internacional de Negócios (CIN/PR) realiza diversos eventos para atrair investidores. Em junho, o CIN faz Encontros de Negócios para empresas de Alimentos e Bebidas, e para o setor Metalmecânico. Reserve sua agenda e confira todos os eventos previstos para 2016.
4- Invista nos vizinhos
O nível de proximidade com o país que você deseja iniciar suas exportações pode ser fundamental para o sucesso da transação. Prefira os vizinhos, como os países do Mercosul, para o primeiro contato e depois os países da América Latina. O fator cultural pode influenciar nas negociações e na adaptabilidade.
5 – Preencha requisitos fundamentais
Ao dar início ao processo de internacionalização o empresário deve ter em mente que precisará de ajustes, seja nos produtos ou na parte operacional.
- Capacidade Produtiva: esteja seguro de que tem estrutura suficiente para atender a demanda do comprador.
- Site bilíngue: tenha disponível a versão do seu site em inglês e, em alguns casos específicos, no idioma do país que você deseja exportar.
- Preço: saiba definir seu preço e esteja apto para negociar com os compradores. Se ainda não possui essa habilidade, procure desenvolvê-la. Uma possibilidade é participar dos cursos do CIN/PR.
- Adaptabilidade: determinados países exigem regras específicas nas embalagens. Para isso, será necessário desenvolver adaptações para armazenar seu produto de acordo com a necessidade de cada lugar que vá exportar.
- Tempo: é um fator primordial para o sucesso na internacionalização do produto. O empresário estar ciente que vai precisar reservar algumas horas dentro da agenda para cuidar desse processo. São várias etapas a serem cumpridas, e um tempo considerado razoável para a conclusão do processo, que leva de 2 a 3 anos, podendo reduzir de acordo com a dedicação de cada um.
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