Abertas inscrições para primeira missão empresarial do vestuário à China

Estão abertas até o dia 10 de outubro as inscrições para a missão que levará empresários do setor do vestuário à China. A comitiva visitará a Feira de Cantão - maior evento comercial promovido no país asiático - e também a cidade de Shaoxing, um dos principais polos têxteis chineses. A missão empresarial é organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em uma parceria entre o Centro Internacional de Negócios (CIN-PR) e o Conselho Setorial da Indústria do Vestuário.

A Feira de Cantão acontece duas vezes ao ano, desde 1957, na cidade de Guangzhou. O evento é sempre dividido em três fases, cada uma apresentando a produção chinesa em diferentes setores industriais. Em sua última edição, em abril, ocupou uma área de 1,3 milhão de metros quadrados, tendo recebido mais de 23 mil expositores e 203 mil visitantes. Foram fechados negócios que totalizaram US$ 34,3 milhões.

"A Feira de Cantão é a mais diversificada do mundo e qualquer empresário pode encontrar algo de seu setor por lá", explica o consultor da Fiep para o mercado asiático, Elias Antunes, com a experiência de quem morou por 12 anos na Ásia e já foi mais de 80 vezes à China a trabalho. A missão para a indústria do vestuário organizada pela Fiep vai visitar a terceira fase da 108ª edição da feira, que acontece entre 31 de outubro e 4 de novembro e que terá o setor têxtil como um dos destaques.

Antunes ressalta os benefícios para os empresários que resolvem conhecer a China por meio de missões da Fiep. "Há um grande diferencial qualitativo. Fazemos levantamento dos interesses das empresas, reuniões preparatórias e visitas guiadas à feira. Programamos também visitas a empresas do mesmo setor, para conhecer quais são os pontos fortes da China. Poucas entidades fazem esse tipo de investimento de acompanhamento técnico em uma missão", afirma.

Na missão do vestuário, os empresários visitarão fábricas na cidade de Shaoxing, um dos principais polos têxteis chineses. "O empresário pode ver como o seu negócio se espelha sobre os negócios chineses", diz Antunes. "Com isso ajudamos os empresários paranaenses a entender como funciona a economia chinesa, além de identificar possíveis ameaças e tendências. Uma tendência que observamos ultimamente é que aumentou a qualidade dos produtos chineses, o que é perigoso para alguns setores", acrescenta.

As inscrições para a primeira missão empresarial do vestuário à China podem ser feitas até 10 de outubro, mas as vagas são limitadas a 20 pessoas. Mais informações sobre programação e valores dos pacotes de viagem podem ser obtidas pelo e-mail adriana.baccarin@fiepr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-9102.