Fiep e Gazeta do Povo firmam parceria para divulgar perfis dos candidatos

clique para ampliar clique para ampliarCandibook, criado pela RPC/Gazeta do Povo, traz dados sobre os candidatos compilados pelo portal Vigilantes da Democracia (Foto: Divulgação)

O portal Vigilantes da Democracia, criado pela Rede de Participação Política em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e que acompanha a atuação de 89 políticos, passa a integrar o conteúdo do site Voto Consciente da RPC TV/Gazeta do Povo.

A partir desta semana, os internautas poderão conhecer melhor os postulantes a cargos públicos nas eleições de 3 de outubro através do Portal dos Candidatos - Candibook. Nele, o eleitor encontrará o perfil de candidatos e vídeos com entrevistas. O endereço do portal é www.rpc.com.br/votoconsciente/candibook. O editor-executivo de Vida-Pública da Gazeta do Povo, Eduardo Aguiar, destacou a importante parceria com o Vigilantes da Democracia, que monitora o trabalho dos atuais deputados estaduais, federais e senadores. "É uma ótima ferramenta para ver como se comportou o parlamentar durante o mandato", diz.

Por meio do Vigilantes da Democracia são monitorados 54 deputados estaduais, 30 deputados federais, três senadores (um eleito em 2006 e outros dois que já ocupavam o cargo), governador e presidente. Cada um possui uma página específica, possibilitando ao eleitor o acesso ao seu representante direto. As ações são sistematizadas em 11 temas, como apresentação de projetos, entre aprovados e rejeitados, e denúncias de irregularidades. É possível também acompanhar os gastos relativos à verba indenizatória. Acesse www.vigilantesdademocracia.org.br e saiba mais.

Rede - A Rede de Participação política é uma iniciativa da Fiep em parceria com a Faciap e tem como objetivo mobilizar a população para que ela participe mais ativamente da vida política. O trabalho ocorre em várias frentes, como em debates públicos, na divulgação de um guia para o voto responsável e em eventos como o 2º Congresso da Rede de Participação Política, marcado para os dias 9 e 10 setembro.