Fiep cria dois novos Conselhos Temáticos

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) oficializou a criação de dois novos Conselhos Temáticos, fóruns que contribuem para o debate e a busca por soluções sobre temas que interferem no desenvolvimento do setor industrial. Os Conselhos de Desenvolvimento das Cidades e de Assuntos Legislativos estão em processo de definição de seus integrantes e iniciarão suas atividades nos próximos meses. Eles se juntarão aos outros quinze Conselhos Temáticos ou Setoriais já existentes, que têm o propósito de estabelecer um diálogo permanente com a sociedade, apontando as demandas da indústria.

Os dois novos Conselhos Temáticos serão coordenados por vice-presidentes da Fiep. O de Desenvolvimento das Cidades ficará sob o comando de Hélio Bampi, de Curitiba. Ele explica que o Conselho será um fórum que vai criar uma interação entre o setor industrial e as administrações municipais, colaborando com a proposição e adequação de projetos das cidades. "Uma das prioridades será discutir a questão dos planos diretores, com ênfase na criação ou ampliação de distritos industriais nos municípios", afirma Bampi. "É de fundamental importância buscar soluções para essa questão, visto que em cidades como Curitiba e Ponta Grossa, por exemplo, já existem dificuldades para se encontrar novas áreas para a atividade industrial".

Outras questões que, segundo Bampi, também serão tratadas no Conselho serão a mobilidade urbana, que interfere diretamente no deslocamento dos trabalhadores até as indústrias, e a identificação de potencialidades para o desenvolvimento distrital. Além de integrantes de outras instâncias da Fiep, o Conselho Temático de Desenvolvimento das Cidades deverá contar com a participação de representantes de universidades, entidades de representatividade dos municípios e profissionais de áreas como engenharia civil, elétrica e de telecomunicações. "Pretendemos fazer um trabalho regionalizado, agregando ao Conselho representantes das principais cidades-polo do Estado", afirma Bampi.

Já o Conselho Temático de Assuntos Legislativos ficará sob o comando de Sebastião Ferreira Martins Júnior, de Apucarana. Ele lembra que a Fiep tem como uma de suas missões a defesa dos interesses da indústria. "E uma das fontes que interferem no desenvolvimento do setor produtivo é a legislação produzida na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal e no Senado", afirma. "A Fiep já conta atualmente com uma Assessoria de Assuntos Legislativos muito competente, que faz o monitoramento dos projetos. Mas com o Conselho Temático, passará a ser proativa. Vamos saber antes sobre projetos que afetam a indústria e poderemos reagir com mais tranquilidade quando necessário, buscando soluções dentro do processo legislativo", acrescenta.

Martins Júnior conta que o Conselho de Assuntos Legislativos terá em sua composição um integrante de cada conselho temático ou setorial da Fiep, além de representantes de observatórios sociais e outras instituições que acompanham a atuação de parlamentares e do poder público. "Teremos uma diversidade de opiniões para atender a todos os setores industriais e diferentes regiões do Estado", diz. "Os sindicatos, coordenadorias regionais e cadeias produtivas ligadas à Fiep também poderão apresentar suas eventuais demandas para que o Conselho possa trabalhar por soluções", acrescenta.

Atribuições

Os Conselhos Temáticos e Setoriais foram criados pela Fiep como fóruns de discussão das demandas do setor industrial paranaense. Os nove Conselhos Temáticos debatem assuntos transversais - como infraestrutura, comércio exterior, meio ambiente e relações de trabalho - que abrangem todos os segmentos industriais presentes no Estado. Já os oito Conselhos Setoriais tratam de questões específicas das respectivas cadeias produtivas que representam.

Uma das funções dos Conselhos é propor ações que contribuam para o desenvolvimento da indústria. Exemplo disso foi o recente trabalho realizado pelo Conselho de Infraestrutura. Em parceria com o Crea-PR, IEP e Sicepot-PR, foi elaborado o Plano Estadual de Logística e Transportes do Paraná (PELT 2020), um projeto de desenvolvimento logístico para o Estado.

Os Conselhos também trabalham para defender os interesses da indústria. Este mês, após mobilização do Conselho de Relações do Trabalho, a Procuradoria Jurídica da Fiep ingressou com uma ação judicial questionando a portaria do Ministério do Trabalho que estabelece novas regras para o sistema de registro de ponto eletrônico nas empresas. Como resultado, uma liminar garantiu maior prazo para que as indústrias ligadas à Fiep se adaptem à norma.

A criação de grupos de trabalho para buscar soluções para temas específicos é outra atribuição dos Conselhos. Atualmente, o Conselho de Meio ambiente e Recursos Naturais debate a aplicação da lei municipal de Curitiba que estabelece o tratamento de resíduos gerados ao fim da vida útil de produtos considerados de risco ambiental.

Outro serviço relevante é a realização de eventos que apresentam à sociedade a indústria do Estado. É o caso do Paraná Business Collection, que mostra as novidades do setor do vestuário paranaense e vem se consolidando como um dos principais eventos de moda do País. Outros eventos levam atualização aos empresários, como o Congresso Moveleiro Paranaense, que terá a sua segunda edição em 2011, e o Seminário da Indústria Mineral Sustentável do Paraná, cuja terceira edição foi realizada na semana passada, em Curitiba, junto com a 1ª Expominerais.