Informativo 54: Pronampe passa a ser política de crédito oficial

O Pronampe – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – é destinado ao desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios.

Foi instituído em maio de 2020 como instrumento para minimizar os efeitos econômicos da crise de Covid-19, e com nova sansão ocorrida na semana passada, torna-se uma política de crédito permanente.

Condições:

• Quem pode solicitar: Micro e pequenas empresas (faturamento anual até R$ 4,8 milhões).
  • Taxa de juros: Selic + 6% a.a. (aprox. 0,78% a.m.).
  • Prazo: Ampliado para 48 meses.
  • Limite: Até 30% da receita bruta anual dos anos de 2019 ou 2020 (o que for maior).

O programa ainda prevê:

• Possibilidade de portabilidade das operações de crédito, com o objetivo de reduzir os custos dos empréstimos.
  • Possibilidade de prorrogação do prazo das operações contratadas na primeira etapa (até 31/12 de 2020) por até um ano.

Como acessar:

• O prazo previsto entre a adesão ao Pronampe pelos bancos e liberação dos recursos às empresas é de duas a três semanas.
  • Nesse tempo o empresário pode contatar o banco de seu relacionamento demonstrando interesse na linha.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Núcleo de Acesso ao Crédito do Sistema Fiep: nacpr@sistemafiep.org.br.