Informativo 35 - Programa Emergencial de Suporte a Empregos (Pese)

Criado por Medida Provisória, em abril, o PESE foi ampliado no dia 19/08 pelo governo federal, que aumentou o limite do porte das empresas que podem acessar a linha e o número de folhas de pagamento que podem ser financiadas.

• Objetivo: Crédito emergencial exclusivamente para pagamento da folha de salários de funcionário.
  • Quem pode solicitar: Empresas ou grupo econômico com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 50 milhões.
  • O que pode ser financiado: Poderá ser financiado até 100% da folha de pagamento, pelo período de 4 (quatro) meses, limitadas ao valor equivalente a até 2 vezes o salário-mínimo por empregado, e verbas rescisórias decorrentes de demissões ocasionadas na pandemia, desde que o empregado seja recontratado.
  • Taxa de juros: 0,31% a.m. (3,75% a.a.).
  • Prazo: Total de 36 meses – 6 meses de carência, 30 meses para pagamento.
  • Contrapartida: Ao tomar o financiamento a empresa não pode demitir, por 60 dias, os empregados com salários financiados após o recebimento da última parcela da linha de crédito.
  • Como acessar: Entrar em contato com o banco que opera a folha de pagamento da empresa.

Mais informações: BNDES Folha de Pagamento.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Núcleo de Acesso ao Crédito da Fiep pelo e-mail: nacpr@sistemafiep.org.br