20/02/2017

A 13ª COP da Biodiversidade e as implicações para as indústrias no Brasil

Sala dos Conselhos - FIEP - Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - Curitiba/PR)
  • DATA: 07/03/2017
  • HORA: 13:30 ÀS 18:30

Na Cúpula da Terra, realizada em 1992 no Rio de Janeiro, foi estabelecida a Convenção sobre a Diversidade Biológica. Essa Convenção é um tratado internacional para a conservação da biodiversidade, a utilização sustentável dos seus componentes e a partilha equitativa dos benefícios derivados da utilização de seus recursos genéticos.

A Conferência das Partes (COP) é o órgão dirigente da Convenção e é responsável por avançar com a implementação da Convenção através da negociação de novos acordos e compromissos que são tomadas nas reuniões periódicas, a cada 2 anos. A participação nas discussões é relevante para a tomada de decisões e, consequentemente, para o sucesso da COP. Na COP participam representantes governamentais, chefes de estado, jornalistas, comunidades indígenas e tradicionais, organizações internacionais, jovens, imprensa, ONGs e observa-se que o setor empresarial está cada vez mais presente nas discussões, contribuindo para que sejam também previstos aspectos do setor produtivo.

A 13ª COP da Biodiversidade ocorreu em Cancun, México, em dezembro de 2016. Além dos diversos compromissos assumidos pelos países durante o evento, destaca-se a Declaração de Cancun, aceita por mais 190 países, que visa proteger a biodiversidade e intensificar os esforços para integrar a diversidade biológica nas políticas públicas nos setores de floresta, pesca, turismo e agricultura. Outro resultado importante foi o fortalecimento do Protocolo de Nagoya (ABS - Acesso e Repartição de Benefícios), onde Antígua e Barbuda e Argentina apresentaram seus instrumentos de ratificação, elevando o número à 93 Partes participantes. Diversos outros temas importantes foram debatidos como biologia sintética, sequenciamento genético, economia dos ecossistemas, agrobiodiversidade, entre outros.

Considerando que na 13ª COP da Biodiversidade participaram representantes do setor produtivo e instituições do estado do Paraná, além de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e contando com o apoio desses, foi organizado o presente seminário para compartilhar com as indústrias e empresas interessadas no tema, a experiência e as percepções de alguns dos participantes da 13ª COP da Biodiversidade, bem como uma análise sobre as implicações para as atividades industriais no Brasil.

Objetivos

Compartilhar com as indústrias e empresas interessadas no tema, a experiência e as percepções de alguns dos participantes da 13ª COP da Biodiversidade, bem como uma análise sobre as implicações para as atividades industriais no Brasil.

Público Alvo

Indústrias e empresas com atuação em setores que utilizam ou têm interesse em utilizar direta ou indiretamente recursos da biodiversidade.

Programação


Materiais para download

1_Elisa_Dezolt_CNI_business_pledge_GP_HLS.pdf

1_Elisa_Dezolt_CNI_GIZ.pdf

2_Rafael_Marques_CGEN_MMA.pdf

3_Francine_Franco_GSS_VBIO.pdf

3_Francine_Franco_video_VBIO.mp4

4_Emerson_Vasconcelos_Novozymes.pdf


5_Bianca_Brasil_Fundacao_Boticario.pdf



Contatos

Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones (41) 3271-9188 ou (41) 3271-9857, ou via e-mail meioambiente@fiepr.org.br

Apoio

_____ _____ _____
I
I
 MMA